Topo

Mulheres criam site para denunciar músicas machistas e listam as 10 mais

Clipe "Só Surubinha de Leve" (MC Diguinho) - Reprodução/YouTube
Clipe "Só Surubinha de Leve" (MC Diguinho) Imagem: Reprodução/YouTube

Thais Carvalho Diniz

Da Universa

12/04/2018 04h00

Desde o dia 3 de abril o MMPB (Música Machista Popular Brasileira) está no ar para provocar uma reflexão sobre letras consideradas machistas. Por que elas incomodam  --ou deveriam-- incomodar muito mais? O diretório de composições foi criado, claro, por um grupo de quatro mulheres inquietas com o que é cantado --e faz sucesso-- no país.

Segundo uma delas, a diretora de arte Rossiane  Antúnez, 27, a ideia  já existia e o estopim para botar o projeto no ar foi a polêmica em torno de "Só Surubinha de Leve", do MC Diguinho, em janeiro deste ano. A música foi acusada de fazer apologia do estupro e retirada de plataformas de streaming. Entretanto, o site já conta com um acervo de mais de 100 canções.

"O objetivo é totalmente direcionado a esses questionamentos que estamos propondo, que se fazem cada vez mais relevantes e necessários", disse em entrevista à Universa. Ao lado de Rossiane estão a publicitária Lilian Oliveira, 28, a especialista em UX, Carolina Tod, 27, e Nathália Ehl, 31.

Imagem do clipe "Surubinha de Leve" (MC Diguinho) - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Imagem do clipe "Surubinha de Leve" (MC Diguinho)
Imagem: Reprodução/YouTube

Do sertanejo ao funk, passando pelo rap e o axé, as nuances de machismo estão em todos os estilos da música brasileira. Para ver é só entrar, clicar no botão "dá um shuffle" e a plataforma seleciona aleatoriamente uma faixa. É possível ver o vídeo, a letra e o motivo pelo qual ela é considerada problemática. Em breve o site terá opção de navegação de A a Z.

A seguir, com a ajuda de Rossiane e Nathália, listamos as dez composições mais machistas da música brasileira (até agora, segundo a pesquisa delas). No rodapé do MMPB, é possível enviar a sua contribuição pelo botão "Envie uma Música". Desde que o site foi lançado, as fundadoras já receberam mais de 60 denúncias para análise de letra.

1. "Só Surubinha de Leve" (Mc Diguinho)

"Taca a bebida, depois taca a p*** e abandona na rua"

2. "Vidinha de Balada" (Henrique e Juliano)

"Eu só vim te falar. Tô a fim de você. E se não tiver, cê vai ter que ficar. Eu vim acabar com essa sua vidinha de balada e dar outro gosto pra essa sua boca de ressaca"

3. "Trepadeira" (Emicida)

"Arrasa bi...scate. Merece era uma surra de espada de São Jorge. Um chá de comigo-ninguém-pode"

4. "Lacradora" (Claudia Leitte)

"Copo na mão e as inimigas no chão. Copo na mão e as inimigas no chão. Claudinha lacradora dando nas recalcadas. Enquanto a gente brinda, elas tomam pisão"

5. "Faixa Amarela" (Zeca Pagodinho)

"Mas se ela vacilar, vou dar um castigo nela. Vou lhe dar uma banda de frente. Quebrar cinco dentes e quatro costelas"

6. "Estupro com Carinho" (Cascavalettes)

"Te estuprar. Com muito cuidado. Te estuprar. Por causa da dor"

7. "Bruto, rústico e sistemático" (João Carreiro e Capataz)

"Na muié eu dei um jeito. Corretivo do meu modo. No quarto deixei trancada. 15 dias aprisionada"

8. "Por causa de você" (Kelly  Key)

"Por causa de você não uso mais batom, rasguei meu short curto, diminuí meu tom. Troquei os meus amigos por alguém que só me arrasa"

9. "Vai, faz fila" (MC Denny)

"Vou socar na tua b*** sem parar. E se você pedir pra mim parar, não vou parar. Porque você que resolveu vir pra base transar. Então vem cá, se você quer, você vai aguentar."

10. "Ciumento eu" (Henrique e Diego)

"Tem uma câmera no canto do seu quarto. Um gravador de som dentro do carro. E não me leve a mal se eu destravar seu celular com sua digital. Eu não sei dividir o doce. Ninguém entende o meu descontrole. Eu sou assim não é de hoje. É tudo por amor"