Topo

Clochard, pantacourt, jogging: conheça e aprenda como usar as calças da vez

Veja como usar cada modelagem de calça - Reprodução/Pinterest
Veja como usar cada modelagem de calça Imagem: Reprodução/Pinterest

Thais Varela

Colaboração para Universa

07/04/2018 04h00

Peça curinga do guarda-roupa, a calça é a opção perfeita para arrematar o look nas mais diversas ocasiões. Mas, engana-se quem acha que, por ser versátil, ela é sinônimo de produção sem graça ou só de calça jeans básica.

Se no passado as mulheres não podiam usar a peça (a calça só passou a fazer parte do vestuário feminino, de fato, durante a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres precisaram ocupar posições de trabalho em fábricas e indústrias), hoje opções e diferentes modelos não faltam. Confira abaixo algumas versões que valem a sua atenção e veja como usá-las.

Veja também

Clochard

Direto dos anos 80, a clochard de cintura alta e barra afunilada traz o volume no quadril, que era típico da década, atualizado em uma modelagem mais sutil. Unindo conforto e elegância, a calça clochard fica bem com diversas combinações e a consultora de estilo Ucha Meirelles dá a dica: "Por ter a forma mais larga, ela fica ótima com uma parte de cima sequinha e um acessório para marcar a cintura. Escolha um cinto ou faixa finos com, mais ou menos, dois dedos de largura. Evite o modelo grosso, pois ele cria um formato de bloco que não valoriza a região".

Jogging

A modelagem esportiva dessa calça não é impedimento para montar um look elegante, pelo contrário, ela dá à produção mais informação de moda. Invista em modelos com tecidos sofisticados, como seda ou crepe, para ocasiões sociais e versões despojadas para o dia a dia. "Na produção casual, a jogging fica linda com sapatilha ou tênis estilo náutico combinados a uma camiseta. Para deixá-la mais arrumada, invista em acessórios de couro e um colar que chame atenção", aconselha Ucha.

Pantacourt

A barra larguinha e comprimento mais curto da pantacourt são a combinação perfeita para deixar o visual cheio de estilo. Com essa modelagem que chama atenção para a parte do tornozelo e pés, a calça é uma boa opção para quem quer disfarçar o quadril. "O salto cai muito bem com ela, pois alonga a silhueta, e as sandálias blocadas são boas escolhas para ficar confortável durante todo dia. Já para quem optar por sapatos baixos, o ideal é usar calças que são mais curtas para deixar um pouco de pele à mostra", explica Ucha.

Dica esperta: com um corte que achata a silhueta, uma alternativa para driblar essa questão sem depender do salto é escolher um modelo de tecido plissado. As pregas dão a impressão de alongamento, além de serem lindas!

Legging

Direto do ambiente esportivo, a legging ganhou versões mais elaboradas e conquistou espaço no armário do dia a dia. Ela é uma ótima pedida para o inverno, por isso invista em modelos com tecidos sofisticados, como o couro, para a estação.

Por ter a modelagem justa, a legging marca mais o formato das pernas e quadril e a dica para quem quer usá-la, mas não gosta de peças coladas nessas regiões, é combiná-la a uma parte de cima larga e comprida, como uma camisa oversized ou um cardigan longo.

Pantalona

Roupas amplas são tendência para este verão e trazem uma silhueta fluida e elegante para o look. Diferente da flare, a modelagem da pantalona vem larguinha desde a cintura e acaba em uma barra comprida, que ajuda a alongar as pernas. "Mesclar a calça mais clássica com peças modernas cria um contraste super atual. Para o verão, aposte na pantalona de seda combinada ao cinto de corda. Assim, você brinca com um tecido nobre e um acessório de material mais simples", aconselha Ucha.

Cargo

A calça cargo tem estilo militar e é considerada praticamente um clássico do guarda-roupa. Sua versão com bolsos e de cor cáqui é uma das mais populares e fica linda combinada a acessórios mais femininos, como sapatos de salto alto e colares compridos. 

Reta

Normalmente associada ao ambiente corporativo, a calça reta tem uma modelagem mais básica, que não marca muito as curvas e fica bem com diferentes composições. "O conjunto de terninho com a calça reta está super em alta e você pode combiná-lo a um sapato mais pesado, como uma sandália trabalhada com pedras ou um oxford. É possível quebrar o ar mais careta apenas mudando o calçado", finaliza Ucha.