Topo

Roupa social feminina: look de trabalho não é sinônimo de visual sem graça

Thais Varela

Colaboração para Universa

05/04/2018 04h00

O bom e velho terninho preto e a camisa branca são companheiros clássicos do ambiente corporativo, mas o guarda-roupa de trabalho não precisa ser limitado apenas a peças básicas e visual monótono.

É possível ser estilosa fora e dentro do escritório e atualizar o look social ainda vai deixar a sua rotina mais divertida. "A dica é começar otimizando o próprio armário, é possível brincar com acessórios e peças com um toque de cor que você já tem em casa", aconselha a consultora de imagem Adriana Naccarato.

Veja também

Calças da vez

Modelagens mais modernas e que fogem do estereótipo corporativo são o segredo para deixar a produção atualizada. Versões de cintura alta são boas escolhas para quem quer deixar o visual elegante e alongar a silhueta, já a pantacourt moderniza o look de imediato e a dica na hora de escolher a sua é optar por tecidos mais estruturados - que dão o toque formal ao modelo.

"Para adicionar versatilidade ao visual, a calça flare e a pantalona são boas escolhas, pois podem ser usadas com vários modelos de blusas, como um body mais fechado ou uma regata de seda", completa Adriana.

Roupa social 1 - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Colorindo

A cor é bem-vinda ao look, porém, a dica é escolher tonalidades mais opacas para manter o ar de seriedade e sempre combiná-las a outras de tom neutro. "Ao optar por uma peça vermelha, prefira a versão vinho ao vermelho queimado, por exemplo", explica Adriana.

A estampa também não deve ficar de fora e pode aparecer nos acessórios, como na bolsa ou sapato, ou nos detalhes da roupa, como no forro do blazer que fica aparente quando dobrado. Nas peças, prefira padronagens menores como, por exemplo, poá, listras, geométricas e o floral pequeno.   

Roupa social 2 - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Uma peça, muito estilo

Vestidos e macacões são grandes aliados para driblar a seriedade do visual corporativo, principalmente nos dias de verão. Fique de olho na altura do vestido e opte por versões abaixo do joelho. Para o macacão, prefira peças com tecido mais estruturado, que tem um caimento mais elegante - o comprimento pantacourt também funciona aqui, combine-o com um sapato de salto alto ou uma sapatilha de bico fino para alongar a silhueta.

Roupa social 3 - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Saias, por favor

Aposte em versões com detalhes fashion, como fenda discreta e assimetria. Fique de olho para escolher peças com o comprimento abaixo do joelho e não tão coladas ao corpo.

"A saia de couro midi está em alta por ser elegante e moderna. Combinada a uma camiseta básica por baixo do blazer, ela vai do escritório ao barzinho", aconselha Adriana.

Roupa social 4 - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Atualizando os clássicos

Você não precisa descartar de cara a calça preta reta ou a camisa do dia a dia. Misturadas a peças mais descontraídas, fazem a composição perfeita para não fugir do dress code social. Veja exemplos.

Camisa branca

"Ela é uma daquelas peças que vale ter no armário e pode ser explorada para diversas ocasiões. Invista em um modelo com o punho e gola bem estruturados, pois isso vai fazer toda a diferença no caimento da camisa", explica Adriana. Para fugir do óbvio, experimente combiná-la a uma calça de couro preta.

Blazer

Sua versão tradicional é perfeita para compor com peças mais modernas, como um macacão, uma camisa com leve transparência ou uma blusa estampada. Para quem quer inovar, escolha um blazer na modelagem boyfriend e tecido estruturado.

Calça reta

Pendurada no cabide ela pode até parecer sem graça, mas combinada a um colete de alfaiataria ela complementa o visual com maestria. Prefira os modelos mais sequinhos da calça para ficar mais elegante.