Topo

Tatá Werneck questiona estereótipos: "Se é engraçada não pode ser vaidosa?"

Tatá Werneck - Divulgação/Glamour Brasil
Tatá Werneck Imagem: Divulgação/Glamour Brasil

da Universa, em São Paulo

02/04/2018 13h19

Bom humor e espontaneidade são marcas registradas de Tatá Werneck diante de seu público, seja na novela "Deus Salve o Rei", em que vive a Lucrécia, ou como apresentadora do "Lady Night", o talk  show em que celebridades dão, atualmente, suas entrevistas mais cândidas e descontraídas.

Mas hoje ela reconhece que já tentaram a colocar "na caixinha" justamente por causa de seus talentos. Em entrevista à revista "Glamour Brasil" de abril, Tatá relembrou e questionou os estereótipos — da engraçada que não pode ser vaidosa à mulher que namora um cara mais novo. 

Veja também

À publicação, Tatá falou da conquista gradativa de uma relação saudável consigo mesma. "Eu sou muito feliz de me ser! É estranho falar isso? Parece que me acho? Mas tenho uma autoestima boa, que não passa pela aparência, mas por estar bem comigo, me preencher, ver que as pessoas gostam de estar perto. Desde que entendi que não tem como passar por essa vida tentando viver outra, ficou mais fácil".

A atriz também se revelou uma feminista desde o berço. "Aos 3 anos, perguntava o porquê de precisar aceitar tal coisa. Sempre fui militante, representante de turma. Acabei expulsa da escola duas vezes por ser bagunceira e ter o mesmo comportamento de colegas meninos, mas que era inaceitável para uma menina", relembrou.

Ter uma personalidade questionadora, no entanto, não a livrou de experiências limitantes por causa do machismo. "As pessoas questionavam tudo, até a minha sexualidade. Se eu fosse lésbica também não seria um problema... Mas por que essa necessidade de catalogar as pessoas? Por que precisamos ser colocadas em nichos? Por que se você é bonita não pode ser inteligente? Se é engraçada não pode ser vaidosa?", pergunta.

"No começo, quando ia participar de campeonatos de improviso e de rima, eu quase me anulava para provar meu talento. Colocava uma calça largona, um moletom e só faltava falar: “Ó, galera, esqueça que eu sou mulher!”. Hoje jamais faria isso".

A relação com Rafa Vitti

Tatá ainda revelou à revista que o medo de julgamentos externos a impediu de assumir o namoro com o ator Rafael Vitti, doze anos mais jovem do que ela, por dois meses.

"Nunca me interessei por homens mais novos. Ficava pensando por que dar uma chance se sabia que estávamos em momentos diferentes. Mas já estava acontecendo... O Rafa é um homem maduro, fora da curva, de uma família muito legal. Essa geração dele é livre de todas as formas e não tem uma série de preconceitos que a gente fala que não tem e continua tendo. Contei para minha mãe [a jornalista Claudia Werneck], que falou: “Não criei a minha filha para ser uma mulher tão preconceituosa”. Amoleci e, quando vi, fazíamos tudo juntos. Que bom!"

Ela ainda diz que acreditar no amor dos dois é sua principal ferramenta hoje contra os julgamentos. "Nunca um homem que é visto com uma mulher mais nova é questionado. É quase um troféu. Agora, quando um cara está com uma mulher mais velha, as pessoas ficam se perguntando o porquê. E tem mil motivos, né? Nunca é o amor. As pessoas já querem colocar um prazo de validade. Parece que, se algum dia – Deus me livre, em nome de Jesus! –, a gente não estiver junto, vai ser porque sou mais velha".

Para Tatá, é importante que as mulheres não internalizem tabus e preconceitos. "Acharia o máximo gravar o Lady Night grávida, amamentaria no palco se precisasse. Outro dia vi uma parlamentar na TV, não lembro de qual país, amamentando no congresso. É isso. Não são vidas paralelas. Somos criadas com uma culpa tão grande, como se fosse errado ter tudo. Não é!".

"A culpa é cultural", reflete. "Os caras falam que gostam de mulheres fortes, mas poucos sabem lidar com isso. Eu já me sabotei muito por causa de relacionamentos. Já fiquei com homens que me impediram de pegar prêmios, por exemplo, que tentavam me rebaixar para se sentir melhor, que competiam comigo. Hoje vejo que o companheiro incrível é aquele que se fortalece com a sua força".