Topo

Selena Gomez questiona "mito da beleza" após fotos de cicatriz viralizarem

Selena Gomez - Reprodução/Instagram/selenagomez
Selena Gomez Imagem: Reprodução/Instagram/selenagomez

da Universa, em São Paulo

20/03/2018 11h15

Depois de ser flagrada por fotógrafos tomando sol de biquíni em um iate esta semana, Selena Gomez decidiu fazer uma reflexão sobre o significado de sua imagem reproduzida (e criticada) em redes e sites do mundo todo com a cicatriz de uma cirurgia de emergência a que teve de ser submetida exposta.

Em um post em seu Instagram publicado nesta terça, 20, a cantora divide um vídeo feito por ela mesma de todo o passeio e retoma sua própria história ao falar sobre a relação com seu corpo.

Veja também

"O mito da beleza — uma obsessão com a perfeição física que aprisiona a mulher moderna em um ciclo sem fim de desesperança, ódio e autocríticas enquanto ela tenta corresponder à definição impossível da sociedade do que é beleza sem falhas. Eu escolhi cuidar de mim mesma porque eu quero, não para provar nada para ninguém", escreveu Selena.

O texto é uma referência ao livro "O Mito da Beleza", escrito em 1990 pela autora feminista Naomi  Wolf, que explica como padrões estéticos podem funcionar como uma forma de repressão às mulheres.

Selena se submeteu a um transplante de rim em 2017 para combater os efeitos do lúpus eritematoso sistêmico, uma doença autoimune contra a qual luta há alguns anos. Sua melhor amiga e doadora, Francia Raisa, contou à revista "W" que a cantora teve uma complicação após a cirurgia e precisou de um novo procedimento, desta vez para construir uma artéria que havia sido rompida.

Para, uma veia foi retirada de sua perna, o que deu origem à segunda cicatriz. "Ela poderia ter morrido", afirmou Francia.