Topo

Mulher dá à luz um menino em estação de metrô em Brasília

Os agentes de segurança da estação foram responsáveis por auxiliar a mãe durante o parto - Divulgação/Metrô-DF
Os agentes de segurança da estação foram responsáveis por auxiliar a mãe durante o parto Imagem: Divulgação/Metrô-DF

da Universa, em São Paulo

16/03/2018 13h05

Uma mãe brasiliense, S. R. R. S, de 25 anos, deu à luz seu filho dentro de uma estação do metrô de Brasília nesta quinta, 15.

A situação de emergência aconteceu por volta das 11h10 da manhã, quando a gestante procurou os seguranças por sentir fortes contrações, informou a assessoria do órgão na capital federal.

Veja também

Logo após o pedido de ajuda, a mulher teve tempo apenas de entrar em contato com o marido. Em minutos, sua bolsa se rompeu e ela entrou em trabalho de parto — que foi realizado com apoio dos agentes César Neri, Wellington de Souza, Osmildo Souza e Alessandro Vaz na Sala de Supervisão Operacional da estação.

O menino nasceu às 11h26, apenas 16 minutos após o primeiro contato da mãe com o time da estação.

"A sensação é de dever cumprido, pois trouxemos uma pessoa para este mundo, apesar das nossas dificuldades. Já atendi outros casos envolvendo grávidas aqui, mas esta foi a primeira vez que acompanhei um parto", disse Osmildo Souza em comunicado à imprensa. Funcionário do Metrô-DF há 20 anos, ele foi o primeiro a atender a usuária.

"A mãe nos pediu desculpas, envergonhada pela situação. Nós dissemos para ela que não tinha do que se envergonhar e a tranquilizamos, porque fizemos nosso trabalho”, relatou ainda Wellington de Souza ao site da instituição.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), chamada pelos funcionários da estação, encaminhou mãe e filho ao Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). Procurada pela Universa, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que mãe e filho deram entrada no centro médico por volta das 12h20.

Ambos passam bem e devem receber alta 48 horas após o nascimento do bebê, que pesa 3,080 kg.