Topo

Morre aos 91 anos o lendário estilista francês Hubert de Givenchy

Da Universa, com agências

12/03/2018 11h19

O estilista Hubert de Givenchy, lenda da alta-costura conhecido por sua colaboração com a atriz Audrey Hepburn, morreu aos 91 anos, anunciou nesta segunda-feira à AFP seu companheiro em um comunicado. "O senhor De Givenchy faleceu enquanto dormia no sábado, 10 de março de 2018", informou o também estilista Philippe Venet.

Desde seu primeiro desfile em 1952 até que abandonou, em 1995, a maison que levava seu nome, vendida em 1988 para o grupo LVMH, Hubert de Givenchy marcou o mundo da moda pela elegância de suas criações, como o famoso vestido tubinho preto usado por Audrey Hepburn em "Bonequinha de luxo" (1961).

"Entre os criadores que colocaram Paris definitivamente no topo da moda mundial a partir dos anos 1950, Hubert de Givenchy deu a sua casa de modas um lugar à parte. Tanto por seus vestidos longos de gala, como por seus trajes diários, Hubert de Givenchy soube reunir duas qualidades raras: ser inovador e atemporal", reagiu Bernard Arnault, presidente da LVMH.



A maison Givenchy também prestou homenagem a seu fundador, uma "personalidade inesquecível do mundo da alta-costura francesa, símbolo da elegância parisiense durante mais de meio século".

Ícone da moda

Famoso pelo design do "pretinho básico", o francês definiu o modelo elegante feminino nas décadas de 1950 e 1960. Considerado uma lenda da alta-costura, ele era conhecido por sua parceria com a atriz Audrey Hepburn. A grife de Givenchy foi fundada em 1952 e é de propriedade da luxuosa empresa de moda LVMH. Sua aposentadoria ocorreu em 1995.   

Homenagens

Nomes como Valentino foram às redes sociais lamentar a morte do estilista: