Topo

Roupa de festa: vestido clássico perde espaço para versões mais descoladas

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

09/03/2018 04h00

Esqueça o vestido longuete de cetim ou aquele compridão de tafetá. As novidades de moda festa deixam um pouco de lado aquele visual repetitivo que todo mundo cansou de ver em casamentos, formaturas e eventos glamourosos.

Os vestidos trazem cada vez mais inspirações das ruas, com a inclusão de elementos que deixam os looks diferentes, ousados e com personalidade. É por isso que surgiram tantas opções, que vão desde modelos transparentes com hot pants por baixo até trajes com cropped e saia ampla.

Veja também

Isso sem contar os decotes generosos e as fendas que deixam as pernas à mostra sem nenhum pudor. “Acho que a moda tem sido cada vez mais democrática. Por isso, acredito que essas mudanças têm tudo a ver com a independência, força e as características da mulher moderna”, acredita a estilista Lethicia Bronstein.

Para casamentos

A estilista das famosas explica que, independentemente do local do evento, a mulher deve priorizar conforto, personalidade e levar o dress code em consideração. Para as convidadas de um casamento, modelos minimalistas, que destacam os ombros ou recortes que revelam o corpo, estão em alta. Assim como vestidos com babados, texturas e até aplicações de flores, franjas e plumas.

Para deixar o longo de lado, a aposta é o mídi: “É elegante, moderno e perfeito para todos os tipos de corpo”, pontua Lethicia. Em eventos na praia ou no campo, tons pastel, como lilás e rosa, funcionam bem; já nas celebrações noturnas, vale investir no brilho e metalizados.

Mas é preciso lembrar: num casamento, quem diz o que pode e o que não pode é sempre a noiva -- especialmente se você for madrinha, tome cuidado redobrado antes de ousar no visual. “Minha dica é pedir referências para a anfitriã da festa, e isso vale também para as de 15 anos”, completa.

Para as formandas

Vestidos com manga longa e recortes estratégicos valorizam o visual de quem está se formando. Assim como opções florais e decotes inusitados, como o ciganinha e um ombro só. Mas é preciso tomar cuidado com os excessos -- especialmente com a transparência.

“Nas passarelas a gente vê corpetes transparentes com saias transparentes e obviamente fica lindo, mas na vida real às vezes fica demais. Então é legal pensar em ter um ponto que chame bastante atenção, um ponto que seja a explosão do look e não tudo ao mesmo tempo”, garante a estilista Carol Hungria.

O contrário também deve ser levado em conta: se uma formanda optar por um cropped com saia, por exemplo, é preciso inovar para o look não fica simples demais. “Eu investiria bastante em bordados, texturas ou outro truque de styling que deixe o modelo bem sofisticado”, analisa a estilista.

15 anos em grande estilo

Saias esvoaçantes de tule deixam o look jovial e moderno, assim como cintos de couro, metal e forrados de cetim de seda. “A mulher deve levar em consideração seu próprio estilo e investir em algo que seja totalmente o estilo dela”, enfatiza Carol Hungria.

Dentro das novas tendências, a moda festa ficou mais personalizada, reverenciando o estilo próprio que as mulheres usam no dia a dia. E isso vale também para quem está pensando na festa de 15 anos. Uma camiseta com saia ampla ou cropped bordado com uma saia lisa garante uma repaginada no tradicional longo.

Modelos infalíveis

Além do pretinho básico, que nunca sai de moda, modelos com decote em V -- que ressaltam o colo e alongam a silhueta -- são escolhas certas. Peças com corte evasê e as justas na cintura são recomendadas para todas as mulheres.

Nos pés, a sandália nude é curinga porque alonga as pernas e combina com diversos tons de roupa. Capriche na maquiagem, no penteado e você já está pronta para a festa.