Topo

Oscar: Transfobia e crítica sexista de Rubens Ewald Filho revoltam a web

Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Photo Rio News
Imagem: Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Photo Rio News

Do UOL

05/03/2018 09h20

Um dos críticos de cinema mais famosos do Brasil, Rubens Ewald Filho deu um show de antipatia em seus comentários sobre a cerimônia do Oscar 2018 na transmissão do canal a cabo TNT. O que mais revoltou as redes sociais, porém, foram comentários que demonstravam desconhecimento sobre pessoas transgênero e desrespeito às mulheres em plena era de "Time's Up" na indústria do cinema.

Durante o discurso da atriz trans Daniela Vegas, que atuou em "Uma Mulher Fantástica" e recebeu a estatueta de Melhor Filme em Língua Estrangeira, o crítico cravou que ela era um "rapaz". Pouco depois o próprio canal postou que, não Rubens, ela é uma mulher:

Veja também

E o comentarista não parou por aí. Rubens também fez comentários machistas sobre Frances McDormand, vencedora da estatueta de Melhor Atriz por "Três Anúncios Para um Crime" e dona do discurso mais poderoso da noite em defesa à presença e força feminina no cinema:

Sobrou até para a prodígio Saoirse Ronan, que aos 23 anos recebeu APENAS TRÊS INDICAÇÕES AO OSCAR e atuou em "Lady Bird":