Topo

Mulheres que ganham mais trabalham menos em casa, aponta estudo

Mulheres no trabalho; coach - Getty Images
Mulheres no trabalho; coach Imagem: Getty Images

03/03/2018 17h05

Salário mais alto, menos trabalho para as mulheres casadas em casa. Foi a essa conclusão que um estudo do Instituto Sócio Econômico de Luxemburgo chegou ao analisar durante os últimos 30 anos como famílias americanas dividem as tarefas domésticas.

Quando a diferença nos salários de marido e mulher é até 10%, as mulheres tendem a fazer 14% menos das tarefas de casa. Metade desse efeito é consequência do maior ganho do casal, que pode pagar alguém para fazer o trabalho. A outra se relaciona com o maior poder de barganha da esposa na hora da divisão. De acordo com a pesquisa, quando a mulher ganha mais, os maridos se veem obrigados a ter que trabalhar mais em casa.

Veja também: 

A pesquisa mostra que a maior igualdade na divisão das tarefas domésticas acontece porque a diferença salarial entre homens e mulheres diminuiu ao longo das últimas três décadas.

As conclusões do estudo mostram que se os salários de homens e mulheres fossem mais similares, as mulheres teriam 18% mais chances de estarem em tempo integral no mercado de trabalho.