Topo

Acha seu nariz grande? Pode ser culpa da distância em que tira suas selfies

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

03/03/2018 14h34

Antes de se desesperar ou procurar um cirurgião plástico para diminuir seu nariz, saiba que suas “selfies” não são parâmetro para uma avaliação do tamanho real desta parte do corpo. Um estudo da Rutgers New Jersey Medical School revela que a câmera dos aparelhos distorce e aumenta a imagem, criando uma auto-imagem distorcida.

Boris Paskhover, especialista em cirurgias plásticas e reconstrutivas do rosto, recebe pacientes que colocam as “selfies” como exemplo de como precisam reduzir o nariz. “Quero que eles percebam que quando eles tiram uma foto assim estão olhando para um espelho de distorção”.

Veja também

Ao lado de Ohad Fried, da parte de Computação da faculdade, Boris criou um modelo matemático para provar essas imagens “irreais”. Segundo ele, uma foto tirada a 30 centímetros do rosto faz a base do nariz parecer 30% mais larga e a ponta 7% maior que em uma foto feita a 1,5 metros de distância.

A primeira foto foi tirada como selfie (a 30 cm do rosto). A segunda, a 1,5 metro - Divulgação - Divulgação
A primeira foto foi tirada como selfie (a 30 cm do rosto). A segunda, a 1,5 metro
Imagem: Divulgação

Em pesquisa anual divulgada nesta segunda (29), a ​Academia Americana de Plástica Facial e Cirurgia Reconstrutiva (AAFPRS) aponta que as plásticas para “selfies melhores” já não é só uma tendência, mas uma realidade e “sair linda nas fotos” motivo para 55% das intervenções em 2017.