Topo

Moda de academia: inspire-se nas roupas que as famosas usam para malhar

Jessica Arruda

Colaboração para o UOL

27/02/2018 04h00

Nada de camiseta larga e short surrado para malhar. A moda para a prática de exercícios físicos evoluiu, tanto que as referências fitness saíram das academias para as ruas dentro do conceito athleisure -- que mistura roupas esportivas e casuais, aliando conforto e estilo.

Além de tecidos tecnológicos, que facilitam a atividade física, as roupas trazem novas misturas de cores e texturas. A transparência ganhou força, com detalhes que mostram a pele nos tops e em leggings, assim como os modelos de saia com short por baixo.

Veja também

“Quando falamos neste tipo de roupa, não podemos esquecer que os tecidos devem ser flexíveis e de boa qualidade. Não é preciso investir num grande número de peças e sim em peças versáteis que se combinem”, acredita Bianca Scampini, gestora de imagem, sócia da Mood.

Detalhes fazem diferença

A legging lisa é curinga, mas detalhes como zíper e transparência valorizam a peça. Rafa Brites combinou a calça com zíper na frente e top, numa produção tom sobre tom. O tapa bumbum, que parece uma blusa amarrada na cintura, deixa a produção com charme extra.

Já Alessandra Ambrosio optou por uma legging com transparência. Use em detalhes, com moderação, para não “mostrar demais” na hora de fazer um ou outro exercício.

Cores vibrantes

Looks de cores fortes estão entre os favoritos de celebridades como Sabrina Sato e Kelly Key. A cantora elegeu um visual monocromático laranja, com legging texturizada e top strappy, com tiras que destacam o colo.

Sabrina usou look azul com nuances geométricas em amarelo e preto. “Quando me arrumo pra treinar, dá mais ânimo do que quando vou com qualquer roupa. Comigo funciona muito... Toda vez que coloco um look legal pra malhar, levo mais a sério”, diz.

Das corridas para as academias

A sainha e o short largo de corrida ganharam espaço também nas academias. “O short-saia é supercuringa e pode entrar no guarda-roupa de base”, recomenda Bianca Scampini. Gabriela Pugliesi apostou em um conjunto preto e branco com detalhe transparente, unindo duas apostas fortes.

Já a atriz Viviane Araújo recorreu ao shortinho de corrida com abertura lateral, que não limita os movimentos. O modelo, usado também para treinos de boxe, surge como opção na hora de malhar.

Athleisure

Incluir peças esportivas nos looks do dia a dia pode ter resultado confortável e, ao mesmo tempo, com um quê de arrumadinho. Mas cuidado para não exagerar: é melhor não usar muitos itens fitness juntos. O ideal é mesclar com roupas de outros estilos.

Foi assim que atriz Giovanna Antonelli fez ao usar jaqueta metalizada com referência esportiva com peças neutras e bota vermelha. 

Juliana Paes também aderiu a essa tendência, mostrando que uma calça clochard de cintura alta e top com alças de elástico conseguem criar um visual com aquela pegada cool e que vai muito além das academias.