Topo

Uma em cada dez francesas já foi estuprada pelo menos uma vez, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

26/02/2018 11h41

Os recentes debates e protestos contra a violência sexual também trouxeram à tona denúncias de mulheres que não tiveram coragem de relatar estupros ou não foram devidamente ouvidas na época em que sofreram agressões.

Na França, um estudo publicado na última sexta (23) revelou que uma em cada dez mulheres relata ter sido estuprada pelo menos uma vez. Isso representa 12% das 2167 entrevistadas em uma pesquisa online da Fondation Jean Jaures. E 5% delas afirmam que passaram por isso mais de uma vez.

Veja também

No país, a definição de estupro é “penetração sexual com violência, força ou surpresa”.

A agressão

31% foram agredidas por seus parceiros, enquanto 19% relatam terem sido vítimas de conhecidos e 17%, de estranhos. 42% sofreram estupro em suas casas.

Metade delas era criança ou adolescente no momento do ataque. 15% afirmam se sentirem traumatizadas pelos casos e um quinto das pesquisadas já tentou suicídio por isso.

Denúncias dispararam

Em 2017, o número de denúncias por estupro e agressão sexual na França subiu 12% e 10%, respectivamente, depois do caso Harvey Weinstein, informou o ministério do Interior do país no fim de janeiro.

O número de denúncias por agressão sexual recebidas pela polícia no último quadrimestre de 2017 aumentou 31,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para o ministério do Interior, o aumento pode ter acontecido depois que várias vítimas decidiram denunciar casos antigos em um momento de mais espaço para revelações após o caso Harvey Weinstein.