Topo

7 dicas para você aprender a limpar a geladeira de vez

Fique atenta à maneira com que tem guardado seus produtos na geladeira. Isso pode facilitar a limpeza! - Getty Images
Fique atenta à maneira com que tem guardado seus produtos na geladeira. Isso pode facilitar a limpeza! Imagem: Getty Images

Letícia Rós e Marina Oliveira

Colaboração com o UOL

07/02/2018 04h00

Aquela geladeira limpa e organizada, na qual você encontra fácil tudo o que quer, não existe só no Instagram ou nos comerciais da TV.

Tem como cuidar do eletrodoméstico sem gastar muito do seu tempo livre.

Veja também

Primeiramente, desligue

A geladeira deve estar desligada (fora da tomada) durante todo o tempo que durar a limpeza. Separe um cooler ou uma caixa de isopor com gelo e coloque todos os alimentos ali, para que se mantenham refrigerados.

Descongelar é preciso

Quem não tem uma geladeira “frost  free” terá de descongelar o freezer sempre que a espessura de gelo nas paredes ultrapassar um centímetro. Além de reduzir o espaço disponível, o excesso de crostas de gelo prejudica a refrigeração. Mas atenção: o ideal é esperar que ele derreta sozinho durante a limpeza — resista à tentação de jogar água quente para acelerar o processo, o que pode comprometer o funcionamento do eletrodoméstico.

Não tenha pressa

Além de retirar todas as prateleiras e compartimentos móveis para lavar — especialmente os que acomodam bebidas, ovos, legumes e verduras —, aproveite para limpar os frascos engordurados e analisar as datas de vencimento dos alimentos. O que está vencido deve, obrigatoriamente, ir para o lixo.

Mistura boa

Para limpar a geladeira de maneira eficiente, sem danificar o eletrodoméstico, os especialistas indicam a seguinte mistura: dois litros de água morna, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e cinco gotas de detergente. Basta molhar uma esponja macia ou um pano de microfibra — que não solta pelos — na solução e limpar toda a geladeira. Separe outro pano para secar cada peça, o interior e a parte de fora do eletrodoméstico. Antes de ligar, vale deixar a geladeira com a porta aberta por, aproximadamente, 15 minutos.

Limpeza da borracha

A borracha das portas da geladeira e do freezer, com o tempo, criam crostas de sujeira. Para limpar, utilize apenas água morna e detergente, aplicados com uma esponja macia. Finalize a higienização com um pano seco.

Sem cheiro

Para não abrir a geladeira e se deparar com odores desagradáveis, o segredo é guardar os alimentos em potes com tampa — os melhores são os com fechamento hermético. Outra dica é manter sempre um recipiente com café em pó, carvão ativado ou bicarbonato de sódio no interior do eletrodoméstico, para ajudar a absorver qualquer tipo de cheiro que os alimentos possam soltar.

Frequência ideal

Em uma casa com mais de duas pessoas, a recomendação é limpar a geladeira a cada 15 dias. Se você mora sozinho ou com mais alguém — mas não tem o costume de comer todos os dias em casa —, essa limpeza pode ser feita uma vez ao mês. Toda vez que algo for derramado lá dentro, é preciso limpar com um pano úmido imediatamente. O melhor momento para fazer a limpeza é antes de ir à feira ou de realizar uma grande compra no mercado.

Fontes: Renato Ticoulat, fundador do sistema de franquia de limpeza residencial Limpeza com Zelo; Silvia de Souza Calabria, proprietária da Clean Up Limpeza e Segurança, e Taís Aragão, coordenadora de treinamento da plataforma intermediadora de serviços domésticos Parafuzo.