Topo

8 dicas para lavar a louça sem sofrer (tanto)

Organize a pia: retire os restos de alimentos, empilhe os pratos, deixe os talheres juntos e coloque tudo de molho - Getty Images
Organize a pia: retire os restos de alimentos, empilhe os pratos, deixe os talheres juntos e coloque tudo de molho Imagem: Getty Images

Carolina Prado e Letícia Rós

Colaboração com o UOL

06/02/2018 04h00

Se você não é desses que considera lavar louça uma terapia e tem vontade de chorar ao se deparar com uma pia cheia, temos uma boa notícia: essa tarefa pode ser menos detestável com as dicas de especialistas em organização doméstica, ouvidas nesta reportagem.

Veja também

1. Evite o acúmulo

Deixar a louça fazendo aniversário na pia é pedir para se irritar. No mundo ideal (e possível), a pia é mantida sempre limpa e organizada. Tomou um suco? Lave o copo e deixe escorrer –não leva nem um minuto. Porém, se deixar o recipiente ali e ele se unir ao resto da louça, como uma comunidade, você vai perder muitos minutos nessa brincadeira.

2. Deixe tudo preparado

Bateu a preguiça e a louça do jantar vai ficar para amanhã? Não tem problema. Para não se desgastar no dia seguinte, organize os itens: retire os restos de alimentos e deixe os pratos empilhados, os talheres juntos e tudo de molho para amolecer a sujeira. Os copos podem ficar enfileirados no canto da pia. Com certeza, será mais animador lavar uma louça organizada do que se deparar com tudo espalhado.

3. Use o tempo com inteligência

Enquanto você cozinha, pode ir lavando o que sujar. Sabe aquele momento em que o arroz está cozinhando, e a carne está no forno? Utilize para colocar a pia em ordem. Assim, quando terminar o almoço, terá bem menos coisa para lavar.

4. Divida a tarefa

Para que ninguém fique sobrecarregado, é legal estabelecer uma rotina dentro de casa, em que cada um lava o que sujar. Outra alternativa é ter uma companhia para o momento de lavar tudo. A outra pessoa pode ir enxugando e guardando. Ao fazer a tarefa com uma boa conversa, o tempo passa mais rápido.

5. Ocupe os ouvidos e a mente

Não é uma boa ideia assistir à TV ou vídeos no celular enquanto lava a louça, porque você pode se distrair e quebrar alguma coisa. Porém, uma ótima opção é ouvir música. Você canta, mas não tira o olho do que está fazendo. Para os que curtem o silêncio, pode ser relaxante aproveitar o barulhinho da água caindo para planejar o dia, pensar em soluções para um projeto de trabalho...

6. Proteja suas mãos

Se você tem alergia ou acha que suas mãos ficam muito ressecadas com o detergente, teste marcas diferentes do produto. Mas mesmo assim, após a lavagem, aplique um hidratante. Já se não quer estragar unhas recentemente pintadas, vale usar luvas de borracha.

7. Limite a disponibilidade de louças

Separar um jogo de jantar para o dia a dia e limitar a quantidade de copos no armário, evita que cada um pegue uma louça nova a cada instante. Dessa forma, o acúmulo de itens será bem menor.

8. Invista nos instrumentos

Compre esponjas de qualidade, que não vão desintegrar nos primeiros usos e te deixar com raiva. Use duas diferentes: uma para copos e outra para o restante da louça. Podem ser de cores diferentes para diferenciar. Outra aliada é a escovinha, que retira a sujeira e a gordura antes da lavagem.

Fontes: Lori Nogueira, personal organizer e decoradora, e Renata Serrachioli, personal organizer.