Topo

Cigarro, tinta, xixi dos bichos, ralo... Acabe com cheiros ruins na casa

Para tirar o cheiro de xixi e cocô de animais, você vai precisar de água sanitária, detergente e vinagre - Getty Images
Para tirar o cheiro de xixi e cocô de animais, você vai precisar de água sanitária, detergente e vinagre Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

26/01/2018 04h00

Por mais que você capriche na limpeza da casa, alguns cheiros podem invalidar todo o seu trabalho. A seguir, o UOL dá dicas para você se livrar dos principais "vilões" da casa limpa.

Mofo

Se estiver na parede, borrife água sanitária e pronto. Dentro de armários, passe um pano umedecido com vinagre branco (preferencialmente com 6% de ácido acético). Ligar um aquecedor durante cerca de 1 hora no ambiente com mofo também ajuda --no verão, uma vez por mês; no inverno, toda semana. Sachês de tule com cravos-da-índia ou bolas de madeira de cedro não absorvem a umidade e ajudam a acabar com o cheiro, assim como giz de lousa nos cantinhos dos cômodos.

Urina e fezes de animais

Tire o excesso com um pano ou papel-absorvente. Depois, borrife uma mistura de 2 colheres (sopa) de água sanitária dissolvida em 1 litro de água. Deixe agir por cerca de 5 minutos. Na sequência, lave com água e detergente. Enxágue, enxugue e, por último, passe vinagre (6% de ácido acético) por toda a área.

Urina humana

Se for no piso ou vaso sanitário, faça o mesmo processo sugerido para cheiro de urina de animais. Se atingir o colchão, espalhe bastante bicarbonato de sódio sobre a superfície afetada e deixe agir por 20 a 30 minutos. Finalize retirando todo o bicarbonato com um aspirador de pó.

Veja também:

Fossa ou esgoto

Elimine o cheiro ruim que costuma vir através de encanamentos despejando meio copo de água sanitária e, logo depois, meio balde de água. Outra sugestão é colocar 2 a 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio diretamente no cano e jogar 1 copo de vinagre branco (6% de ácido acético) em seguida. Formará uma espuma. Depois de 10 ou 15 minutos, despeje uma chaleira de água quente.

Tinta fresca

Coloque no ambiente recém-pintado um balde com água limpa e algumas gotinhas de óleo de eucalipto. Também é possível misturar 1 xícara das de chá de vinagre em um balde com 2,5 litros de água, igualmente mantendo o recipiente no cômodo.

Cigarro

O vinagre branco costuma diminuir o cheiro impregnado em partes de tecido e estofado. Entretanto, para retirar completamente, é necessário lavar as peças. Para minimizar o odor, também é sugerido colocar gotas de perfume em uma lâmpada (desligada e fria). Quando acesa e quente, vai espalhar o aroma pelo ambiente.

Fritura

Deixar um limão com cravos espetados sobre a alguma superfície na cozinha minimiza o cheiro. Uma segunda alternativa é acrescentar uma porção de cravo-da-índia a uma panela com água e deixar ferver. O mesmo procedimento pode ser feito com casca de laranja ou de limão.

Comida

Para eliminar cheiros fortes na geladeira, coloque um potinho com pó de café dentro dela. Carvão ativado (diferente do usado em churrascos) é mais uma saída eficiente. Neste caso, disponha-o dentro de uma vasilha e mantenha-a ali por 2 ou 3 dias. Se o odor for no micro-ondas, use um pote com água e duas folhas de louro. Ligue o aparelho por 2 minutos na potência máxima. Quando terminar, aguarde 20 minutos antes de abrir a porta.

Fontes: João Pedro Lúcio, técnico de serviços da rede Maria Brasileira; Renato Ticoulat, o "Senhor Limpeza", diretor executivo da JAN-PRO e fundador da Limpeza com Zelo; Roberto Martins Figueiredo, biomédico, o "Dr. Bactéria".