Topo

Quanto mais tempo na TV e internet, maior a chance de suicídio, diz estudo

Tempo conectado pode aumentar risco de suicído - Getty Images
Tempo conectado pode aumentar risco de suicído Imagem: Getty Images

do UOL

03/12/2017 20h33

Um estudo da Universidade Estadual da Flórida publicado no Jornal de Ciência da Psicologia Clinica mostrou que jovens as chances de depressão e suicídio entre jovens aumentam conforme o tempo diante de telas aumenta. Os pesquisadores descobriram que 48% dos adolescentes que passam cinco ou mais horas por dia em aparelhos eletrônicos demonstraram comportamentos ligados ao suicídio.

Veja também

Já dos jovens que usavam menos de uma hora de tecnologia por dia, somente 28% apresentaram comportamentos de risco.

"Existe uma relação preocupante entre tempo de uso de aparelhos eletrônicos e risco de morte por suicídio, depressão, ideação suicida e tentativas de suicídio", disse Thomas Joiner, um dos responsáveis pela pesquisa. Ele agora encoraja pais a ficarem de olho no tempo que os filhos passam conectados ou vendo TV para limitar o uso.

"É totalmente fora do real e, provavelmente, não bom imaginar que as crianças vão parar de usar eletrônicos", disse Joiner. Para ele, pais deveriam tentar tornar atividades desconectadas mais interessantes para estimular as crianças.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo destacam, porém, que ele não prova que uso de eletrônicos causa sintomas de depressão ou comportamentos suicidas, mas sim mostra um link entre as coisas.