Topo

6 perguntas para fazer ao par de vez em quando e manter a relação saudável

Getty Images
Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração com o UOL

23/10/2017 04h00

O diálogo é base de todo relacionamento sadio, mas nem sempre a correria do dia a dia permite que as pessoas desenvolvam conversas verdadeiras e profundas. Algumas perguntinhas simples, mas muito eficientes, podem não só melhorar a comunicação entre o casal como aumentar o vínculo e a intimidade. Veja seis exemplos:

"Como foi seu dia hoje?"

Parece uma pergunta boba e simplória. Porém, o princípio de qualquer relacionamento se chama ‘Rapport’, termo para designar uma atitude de curiosidade, empatia e respeito pelo universo do outro. Ter interesse pelos pontos positivos e negativos da rotina do par provoca acolhimento e bem-estar, ainda mais quando o casal só tem a chance de conversar direito à noite.

"Você gostaria de falar sobre algo que te incomoda?"

Pode soar como chamada para uma DR, mas o intuito é dar espaço para o outro desabafar, tirar um peso das costas, abrir o jogo seja lá sobre o que for. Não basta só ouvir o outro, mas sim saber escutá-lo profundamente, sem interromper, propor soluções ou dar opiniões pessoais.

Leia também

"Posso ajudar?"

Casais cúmplices não consideram que o problema de um diz respeito exclusivamente à pessoa. Mesmo que o problema em questão seja profissional, só o fato de mostrar interesse genuíno já conforta o par E ajuda pode vir de diversas formas, desde um apoio maior para aliviar a carga nas tarefas domésticas, por exemplo, até propor algum passeio ou tomar conta dos filhos para o que o outro consiga relaxar. Muitas pessoas se acham autossuficientes e evitam pedir auxílio, por isso o fato de receber uma pergunta como essa fortalece o vínculo e promove a segurança de poder contar com alguém em qualquer momento para resolver as coisas.

“Quais são os seus sonhos?”

Planejar o futuro é um ponto muito importante nas relações. Em meio às demandas do dia a dia, parar e perguntar ao outro sobre seus sonhos, objetivos e metas pode levar o relacionamento a outros patamar, fazendo com o que o casal se aventure em novas experiências e crie oportunidades para momentos mais felizes a dois.

“Podemos tirar alguns minutos para conversar sobre a vida?”

Viver no piloto automático cria uma espécie de "neblina" que impede as pessoas de se enxergarem realmente. Hoje em dia, o fato de estarmos sempre conectados ou ocupados com inúmeros afazeres diários acaba limitando o contato real com o par. Dedicar alguns minutos do dia apenas para divagar sobre a vida, a relação e o futuro cria um significado de respeito ao modelo de mundo do outro e ajuda na tomada de decisões do casal.

"Você poderia me ouvir?"

Pedir um espaço para o outro te ouvir é bem diferente do que disparar um desabafo atrás do outro sem dar a chance de o par se preparar. Compartilhar não quer dizer transferir responsabilidade ou pedir que o parceiro resolva seus problemas, mas sim ser acolhido, se aconselhar, deixar o outro saber sobre suas aflições. Muita gente espera que o par interprete, advinhe ou perceba suas preocupações e incômodos, mas nem todas as pessoas têm essa sensibilidade. A comunicação deve ser clara, eficaz, sem rodeios.

FONTES: Alexandre Bortoletto, psicólogo, psicoterapeuta e trainer na SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística); Carmen Cerqueira Cesar, psicoterapeuta e terapeuta de casais, de São Paulo (SP), e Triana Portal, psicóloga clínica e terapeuta de casal, de São Paulo (SP)