Topo

Ator de Crepúsculo veste peruca rosa em ensaio que questiona masculinidade

do UOL, em São Paulo

23/09/2017 16h32

No mês da visibilidade bissexual, o ator Robert Pattinson surgiu de peruca rosa e maquiagem na capa da revista de moda "Wonderland" desafiando as noções de masculino e feminino — em um ensaio pensado e dirigido por ele.

O eterno vampiro Edward Cullen de "Crepúsculo" também faz as vezes de entrevistador na edição, provocando o autor e historiador israelense Yuval Noah Harari a discutir a formação da ideia do que é vestimenta masculina ou feminina.

"Eu queria que o tema desta edição fosse algo como [o livro] 'A Natureza da Realidade' e contrastasse pessoas cujos propósitos únicos parecem ser perverter a realidade com uma intersecção de pessoas como você, que parecem ter um entendimento mais saudável e compreensivo dela" disse Robert ao seu entrevistado, de acordo com informações do site "E! News".

No papo com Robert, Harari reflete sobre a evolução da nossa percepção de gênero através da aparência. "A moda masculina mudou tanto. O que é roupa feminina e o que é masculina variou muito ao longo da história. Vestir uma peruca e saltos, coisas como essas eram muito masculinas no século XVII e XVIII na Europa. Hoje talvez seja um pouco diferente, mas a maior parte da indumentária masculina, ao menos no Ocidente, é muito discreta e cinza. As mulheres são o gênero exuberante e os homens mais reservados".

"Esta é uma anormalidade, na verdade, em relação à história: homens sempre se vestiram de maneira mais exibicionista que as mulheres. E no reino animal, com certeza entre a maioria dos mamíferos e pássaros, os machos são muito mais coloridos do que as fêmeas", afirmou. 

Já Robert comentou sobre a concepção do projeto. "Eu gosto de entrar em mundos que me pareçam estrangeiros... Eu amei a ideia de destacar uma subcultura e magnificá-la até o ponto em que se tornasse irreconhecível". 

O ensaio de capa de Robert foi clicado pela fotógrafa Sandy Kim, com styling de Miyako Bellizi e look Dior Homme.