Topo

Maquiagem para mulher madura: dicas para ficar ainda mais linda após os 60

iStock
Imagem: iStock

Débora Lublinski

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/09/2017 04h00

Nada de esconder, camuflar ou disfarçar os sinais do tempo na pele. Essas marcas fazem parte da história de cada mulher e, por isso, muitas delas estão celebrando a beleza que têm, independentemente da idade.

Rugas e linhas de expressão vão existir, mas dá para valorizar o rosto da mulher de mais de 60 com maquiagem, sem a intenção de parecer mais jovem e, portanto, de se encaixar, a qualquer custo, em um padrão de beleza. 

A pele madura pede cosméticos com maior poder de hidratação. Por isso, vale aplicar sempre um hidratante facial e creme para a aérea dos olhos antes de usar maquiagem. Quanto mais hidratada estiver a pele, melhor ficará o make. Veja como aplicar cada produto para valorizar a beleza:  

Base

Pele com marcas é sinônimo de base com alta cobertura, certo? Errado! Esse conceito mudou: base, sim, mas sem rebocar o rosto. Além de a maquiagem não ficar natural, produtos muito pesados acabam evidenciando as linhas de expressão. "Não recomendo as bases compactas, aquelas que vêm na caixinha. Hoje, há diferentes versões de base líquida, algumas, inclusive, com efeito lifting", diz Elton. Na hora de aplicar, a maquiadora Tatiana Donadio, do Studio W, dá uma dica: "Concentre o produto na zona T -- testa, nariz e queixo -- e, depois, com a ajuda de um pincel, espalhe para as laterais, esfumando bem a base", explica. O truque uniformiza o tom da pele, cobrindo eventuais manchas, com leveza.

Corretivo

A regra é a mesma para todas as mulheres, independentemente da idade: corretivo sempre depois da base e apenas em locais pontuais, sem exagero. "Ele funciona como um complemento. O objetivo não é camuflar completamente manchas e olheiras, e sim suavizá-las", ensina Elton Thadeu, maquiador do Studio Tez, em São Paulo. "O corretivo em bastão funciona bem se for usado em pouca quantidade", fala Tatiana.

Pó facial

O pó com cor deve ser evitado, pois o cosmético pode ressecar a pele e dar um efeito craquelado na maquiagem. Se houver a necessidade de reduzir o brilho da zona T e de selar o make para durar mais, Elton recomenda os pós translúcidos, sem cor, minerais, que são mais fininhos. "Aplique com um pincel. Nunca com a esponjinha", adverte.

Iluminador

Também deve ser usado com moderação e em lugares estratégicos, longe das linhas de expressão. "Prefira o iluminador cremoso, que dá viço à pele e não marca como o produto em pó", recomenda Tatiana. Aplique-o nas têmporas, no centro do nariz, no ponto mais alto das sobrancelhas e no arco do cupido, o biquinho dos lábios.

Blush

Dá para usar blush de tonalidade marrom, o bronzer, para definir o contorno do rosto. "Ele deve ser passado, em pouca quantidade e muito bem esfumado, nas laterais do rosto, formando a letra C, das têmporas às bochechas. Aplique também nas laterais do nariz e no maxilar, descendo para o pescoço", ensina Tatiana. Para dar cor de saúde, opte por blush de tons naturais, como o rosé, o pêssego e o malva -- todos sem brilho! Evite aplicar o produto de forma circular nas bochechas, o que pode deixar um ar infantil. Melhor esfumar bem o blush, puxando-o em direção às orelhas.

Sombra e rímel

São duas as recomendações dos maquiadores para "abrir" os olhos: evitar tons cintilantes e o olhão esfumado preto. "A sombra marrom opaca cai bem para todas até para quem usa óculos ou tem as pálpebras caídas. Essa cor destaca o olhar sem deixar a expressão pesada", diz Tatiana. Máscara para cílios preta está liberadíssima -- pode usar sem moderação.

Batom

Ninguém precisa ficar apenas no batom nude com medo de parecer exagerada. Pelo contrário: "Vale colocar cor nos lábios. Pode ser até um tom de boca aparecido, mas o vermelho e o vinho são bem-vindos", acredita Tatiana. O importante é acertar na textura. Os batons muito cremosos escorrem pelas linhas de expressão e os mates podem dar uma aparência ressecada. O caminho do meio é a saída e já existem produtos com esse acabamento -- procure por semi-mate, mate cremoso ou mate aveludado na embalagem. "Para a maquiagem durar mais, gosto de usar o lápis para contornar os lábios. Mas ele precisa ter a mesma cor do batom. Assim, não fica marcado como nos anos 80", avisa Elton.

Sobrancelhas

Para quem tirou as sobrancelhas por muitos anos e agora ficou com os arcos finos, às vezes falhados, vale preencher a área, simulando os fios. Use lápis de tom acinzentado, que combina com todos as tonalidades de pele, ou sombra marrom-clara, ambos bem esfumados. "As sobrancelhas mais grossas levantam a expressão. Mas a correção precisa ser delicada, nada que se pareça com um carimbo", acredita Tatiana.