Topo

Novidades de beleza

Encapsulamento macrobiótico promete deixar o cabelo saudável e com brilho

Mariana Bueno

Colaboração para o UOL

16/08/2017 04h00

O encapsulamento macrobiótico é uma nova tecnologia que regenera a fibra capilar, deixando os cabelos mais saudáveis e com brilho. O tratamento promete repor os nutrientes que os fios realmente precisam, de maneira personalizada, e já conquistou famosas como as atrizes Letícia Colin e Adriana Birolli. “A gente percebe que o cabelo fica mais forte e cheio de brilho. A sensação é de que está saudável”, diz Adriana.

Como funciona

Com ajuda de um microscópio, o profissional analisa o fio e identifica o que está faltando no cabelo. Em seguida, é criada uma fórmula personalizada. “A escolha dos nutrientes é feita de acordo com que o exame diagnosticou: se falta proteína, selagem de cutícula, entre outros. Entre os mais utilizados estão os óleos, que podem ser leves, médios ou pesados, dependendo do caso. O encapsulamento consiste em colocar esses ativos no sentido contrário das escamas dos cabelos e inverter, encapsulando-as”, explica o hairstylist Vitor Avanti, do Carpe Private by Vitor Avanti, no Rio de Janeiro.

Ativos usados

Os principais ativos usados no encapsulamento são: queratina, que é responsável pela integridade dos cabelos, funciona como proteção e preenche as falhas causadas por processos externos ou deficiência orgânica; e óleo Kumarika, que tem ingredientes como óleo de coco, aloe vera e centella asiática, e ajuda na hidratação.

Quem pode ou não fazer

A principal indicação é para fios muito ressecados: com o tratamento, os cabelos voltam a ter brilho e ficam mais sedosos. "O procedimento é bem eficaz nos cabelos que estão com muitas pontas duplas e/ou ressecados. Ele faz com que fiquem brilhosos e também reativam os fios que estão danificados", diz o tricologista Cícero Lázaro. É recomendado que as mulheres grávidas consultem o médico antes.

Frequência

O ideal é fazer a manutenção no salão a cada 15 dias, para que o cabelo fique sempre com brilho. Cada sessão de encapsulamento equivale a três reconstruções capilares.

Quanto custa

O tratamento custa a partir de R$ 300 --  o valor varia de acordo com a necessidade de cada cabelo.

Cuidados no dia a dia

Além de tratar no salão, é preciso cuidar do jeito certo em casa. A fórmula personalizada é enviada para uma farmácia de manipulação e misturada ao xampu e condicionador, para que a pessoa possa continuar o tratamento em casa com os cosméticos ideais para os seus fios.

Novidades de beleza