Topo

Igreja anglicana designa sua primeira bispa negra

Rose Hudson-Wilkin será responsável pela diocese de Dover - Reprodução/Instagram/@reedypig
Rose Hudson-Wilkin será responsável pela diocese de Dover Imagem: Reprodução/Instagram/@reedypig

28/06/2019 14h52

Londres, 28 jun (EFE).- A Igreja Anglicana, da qual a rainha Elizabeth II é líder, designou sua primeira bispa negra, Rose Hudson-Wilkin, que será responsável pela diocese de Dover, confirmou nesta sexta-feira Justin Welby, primaz desta comunhão religiosa.

A reverenda, nascida na Jamaica, expressou sua disposição de ocupar o cargo e de trabalhar para que "a esperança, o amor e a justiça continuem no coração das nossas vidas em comunidade".

Rose Hudson-Wilkin era desde 2010 a capelã do presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, e desempenha um trabalho parecido para a soberana do Reino Unido.

Bercow elogiou hoje seu "senso de dever" e disse que "sentirá muito sua falta" na tarefa de fazer as preces diárias no parlamento e atender as necessidades dos deputados.

Por sua vez, Welby declarou que a religiosa, que assumirá o novo cargo em novembro, é um dos membros do clero "mais influentes e eficazes na esfera pública".

Embora ainda trabalhe para melhorar sua diversidade étnica, a Igreja Anglicana já conta com alguns bispos homens da raça negra, depois do ordenamento em 1996 do primeiro, John Sentamu, de origem ugandense, atualmente arcebispo de York. EFE