Topo

Itália realiza primeira união civil entre duas mulheres da Marinha

Reprodução
Imagem: Reprodução

Da EFE

02/04/2019 17h46

A suboficial Rosa Maria Mogavero e a tenente Lorella Ciprio tornaram-se as primeiras mulheres que integram a Marinha da Itália a oficializarem sua união em uma cerimônia civil no último domingo, no Centro de Arte Moderna e Contemporâneo, na cidade de La Spezia.

As duas mulheres estão lotadas em uma base naval na região da Ligúria, no norte do país. Elas celebraram a união usando uniforme e tiveram como convidados diversos outros militares. Após o "sim", receberam uma "chuva" de arroz e pétalas de rosa, além de passarem pelo chamado "teto de aço" (ato tradicional ao final de casamentos de oficiais: um corredor formado por militares empunhando espadas).

A união civil foi comemorada por expoentes da política italiana, como a ministra da Defesa, Elisabetta Trenta, que nas redes sociais afirmou que ambas "são o exemplo da importante evolução cultural" que a Itália e as Forças Armadas estão vivendo nos últimos tempos.

A Itália ainda não reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas em 2016 o Parlamento aprovou as uniões civis. Naquele mesmo ano, dois homens, também da Marinha, oficializaram sua união em uma cerimônia civil.