Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Centenas enfrentaram frio no "dia sem calças" no metrô de Nova York

O "Dia sem Calças" no metrô de Nova York - Getty Images
O 'Dia sem Calças' no metrô de Nova York Imagem: Getty Images

Ruth E. Hernández Beltrán

da EFE, em Nova York

14/01/2019 09h17

Sem calças ou saias; esse foi o compromisso de centenas de pessoas que desafiaram as baixas temperaturas desse domingo em Nova York para viajar no metrô durante o evento anual "No Pants Subway Ride".

O ambiente era festivo e de camaradagem como todos se conhecessem de toda a vida. Corpos bem contornados, magros, exibindo alguma gordurinha ou com sobrepeso. Isso não importava para ninguém, como tampouco seu grupo étnico ou idade.

Foi um dia para divertir-se apesar do intenso frio, com os termômetros marcando oito graus negativos, e todos cumpriram totalmente com sua expectativa na 18ª edição do evento, que a cada ano desde 2002, é organizado pela plataforma de comediantes Improv Everywhere.

Segundo indicaram seus organizadores, o propósito do evento não é ofender, mas "fazer rir" e divertir-se.

'Dia sem Calças' em Nova York 1 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Os grupos se reuniram em seis pontos através da cidade, onde receberam instruções para dividir-se em pequenas equipes e, se alguém lhes perguntasse sobre sua conduta durante o evento, para dizer que "esqueceram as calças em casa".

Hannah e sua irmã, por exemplo, viajaram do estado vizinho de Nova Jersey para participar pela primeira vez do evento.

"Há muito tempo sei do evento pelo YouTube, vi os vídeos e finalmente decidi participar. Quando mais vai poder dizer que viajou no metrô sem calças?" afirmou Hannah, para acrescentar entre risos que iria "congelar as nádegas".

Uma vez dentro do metrô, os participantes começaram a tirar sapatos e meias para logo despojar-se das suas calças, embora continuassem usando suéteres, casacos, bonés e luvas para se proteger do frio, tudo diante do olhar tímido de alguns ou da indiferença de outros, porque sabiam do evento pelas redes sociais ou pela imprensa ou porque em Nova York nada ou quase nada causa surpresa.

Entre os participantes não faltaram também super-heróis como Batman e uma versão feminina do Capitão América, e outros, muito "fashionistas", não usavam calças, mas terno e gravata ou gravata borboleta.

'Dia sem Calças' em Nova York 2 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

"Participei durante três anos deste evento e espero vir de novo no próximo ano. É muito divertido. Minha esposa está em casa e me perguntou aonde ia. Disse que ia mostrar minhas cuecas", resumiu à Agência Efe Michael, de 70 anos.

O evento foi realizado pela primeira vez em 2002 em Nova York e tem se estendido paulatinamente a outras cidades, como Washington, Londres, Praga, Berlim, Varsóvia, Milão, Copenhague, Buenos Aires, Chicago e San Francisco.