Topo

Princesa Ayako se casará com empresário e terá que abdicar de título real

Ayako de Takamado - REUTERS
Ayako de Takamado Imagem: REUTERS

Da EFE

27/06/2018 20h48

A princesa japonesa Ayako de Takamado está comprometida com um empresário de uma das maiores companhias de transporte do mundo, o que significa sua renúncia ao status de realeza, de acordo com anúncio feito nesta terça-feira por fontes da família imperial japonesa.

Ayako, de 27 anos e filha do príncipe Norihito, já falecido, deve se casar com Kei Moriya, da companhia de transporte japonês NYK Line - parte do consórcio Mitsubishi -, informou a agência local "Kyodo" citando a fontes da a Casa Imperial do Japão, que não quis, por enquanto, confirmar a notícia.

Veja também


Terceira filha da família imperial Takamado, o pai de Ayako era o primo do imperador Akihito e faleceu em 2002 por conta de um ataque cardíaco, enquanto sua mãe é a princesa Hisako, muito conhecida por participar de atos públicos, culturais e esportivos como a candidatura para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

A princesa, que se formou na Universidade Internacional de Josai, na província de Chiba, onde também trabalha como pesquisadora, renunciará seu status real ao decidir se casar com um plebeu.

Em 2014, a princesa Noriko, irmã de Ayako, se casou com Kunimaro Senge, filho mais velho do principal sacerdote de Izumo Taisha, um santuário xintoísta na província de Shimane.

Segundo a Lei da Casa Imperial japonesa, as mulheres - que também não podem reinar - devem renunciar seu status imperial quando casarem com alguém que não pertence à realeza.

Deste modo e após o também anúncio de casamento da princesa Mako, neta do imperador Akihito, a família real japonesa passará a ter 17 membros, só cinco homens, os únicos que podem assumir o trono.

Estes dois casamentos diminuirão ainda mais a instituição japonesa, que está envelhecida e enfrenta uma grande lacuna geracional.

Os únicos membros masculinos da Casa Imperial japonesa são o imperador Akihito (83), seu irmão o príncipe Hitachi (81), o príncipe herdeiro Naruhito (57), príncipe Akishino (51) e príncipe Hisahito (11), este último o único menor de idade.