Topo

Palácio divulga documento real que autoriza casamento de Harry e Meghan

O príncipe Harry e Meghan Markle foram devidamente "autorizados" a casar - Ben Birchall - WPA Pool / Getty Images
O príncipe Harry e Meghan Markle foram devidamente "autorizados" a casar Imagem: Ben Birchall - WPA Pool / Getty Images

13/05/2018 16h57

O elaborado documento real no qual a rainha Elizabeth II do Reino Unido dá seu "consentimento" para o casamento entre seu neto, o príncipe Harry, e a atriz americana Meghan Markle foi divulgado neste domingo pelo Palácio de Kensington.

O perfil do palácio nas redes sociais divulgou uma imagem do papel escrito à mão com uma elegante caligrafia de várias cores e assinado no extremo superior direito pela soberana, onde ela expressa "o consentimento ao casamento entre nosso muito querido e amado neto, o príncipe Henry Charles Albert David de Gales, e Rachel Meghan Markle".

A fórmula é um pouco diferente da utilizada para o casamento em 2011, do príncipe William, o segundo na linha de sucessão ao trono, e Kate Middleton, quando o texto descreveu a noiva como "nossa confiável e muito querida Catherine".

Elizabeth II, de 92 anos, assinou o chamado Instrumento de Consentimento em março, após ter conhecido Meghan Markle em outubro do ano passado, quando o príncipe Harry a levou para tomar chá coma soberana no Palácio de Buckingham.

A assinatura do documento faz parte da tradição no Reino Unido e se remete atualmente à Lei de Sucessão à Coroa de 2013, que reformou a antiquada Lei de Casamentos Reais de 1772, que pela primeira vez requeria que os descendentes de George II pedissem permissão ao monarca antes de se casarem.

A legislação de 2013, que entrou em vigor em 2015, modernizou alguns aspectos da sucessão monárquica, mas ainda requer que os seis primeiros descendentes da Coroa peçam o consentimento da chefia de Estado antes de contraírem matrimônio.

A lei permite agora que um descendente real se case com uma pessoa católica, mas esta não poderá reinar.

O príncipe Harry, sexto na linha de sucessão, e Meghan Markle se casarão no dia 19 de maio na Capela de São Jorge, situada no terreno do Palácio de Windsor, na cidade de mesmo nome, a cerca de 32 quilômetros de Londres.