Topo

O que pensam os alemães sobre sexo e amizade?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da DW

27/07/2018 17h11

Pesquisa aponta que um em cada três alemães aprova relações sexuais entre amigos e que quase 70% afirmam que um bom relacionamento amoroso pode surgir de uma mera amizade.Um em cada três alemães aprova relações sexuais entre amigos, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (26/07) pelo instituto de pesquisas de opinião online YouGov. "A amizade colorida parece ser aceita por grande parte da população”, diz o sociólogo Janosch Schobin, da Universidade de Kassel.

Sexo entre amigos sem um relacionamento amoroso oficial se tornou popular pela primeira vez nos anos 80, no meio homossexual.

Veja também


Sessenta por cento dos entrevistados disseram que em amizades entre homens e mulheres há sempre o risco de que uma das pessoas queira mais do que apenas amizade. E 69% disseram acreditar que um bom relacionamento amoroso se desenvolva de uma amizade entre homem e mulher.

Um em cada cinco entrevistados acredita que uma mera amizade entre os homens e mulheres seja impossível, enquanto 73% disseram ser possível uma amizade com uma pessoa do outro sexo. Metade dos entrevistados também afirmou ser possível que um ex-parceiro se torne um bom amigo.

A maioria dos alemães diz fazer a maior parte dos amigos no ambiente de trabalho (45%), seguido por ambiente estudantil (20%) e atividades de tempo livre (21%).

Uma a cada dez pessoas faz amizades através de redes sociais. Embora muitos passem horas todos os dias no Instagram, Facebook e outras plataformas, 75% acreditam que amizades verdadeiras só podem ser mantidas fora da internet.

Um cada cinco entrevistados afirma que encontrou amigos na internet que antes não conhecia pessoalmente. Schobin acredita que esta cifra tende a aumentar. A maioria dos que têm amigos na internet são homens jovens que acabaram fazendo amizades através de jogos de vídeo online.

"Nos jogos, você depende um do outro – caso contrário você morre”, explica Schobin, acrescentando que alguns desenvolvem amizades fortes através da internet. "Muitos telefonavam diariamente e se presenteiam mutuamente.”

Em média, os alemães afirmam possuir 3,7 amigos próximos e 11 amigos no círculo mais amplo de amizades. O círculo de conhecidos tem, em média, 42,5 pessoas.

A sondagem online do YouGov – respondida por 2.045 adultos entre 28 de junho e 3 de julho – foi realizada por ocasião do Dia Internacional da Amizade, na próxima segunda-feira (30/07).

A pesquisa também possuiu perguntas sobre como os alemães avaliam o relacionamento da Alemanha com outras nações. Em relação aos EUA, apenas 9% acreditam haver uma boa amizade. O sociólogo Janosch Schobin atribui o resultado ao controverso presidente americano, Donald Trump.

Em relação aos vizinhos, a aliança com a França é considerada boa por 42% dos entrevistados, a Áustria ficou em segundo lugar, com 26%, seguida por Holanda (23%), Suíça e Dinamarca (19%, cada).

MD/dpa/ots

____________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram | Newsletter