Topo

Herança é importante para alemães que pretendem se casar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Piotr Skolimowski

Da Bloomberg

17/07/2018 16h07

A herança é mais atraente do que a renda quando se trata de alemães e casamento.

O dinheiro que poderia ser transmitido pela família é o que interessa aos alemães em busca de um cônjuge, de acordo com um artigo publicado pelo Bundesbank. Nele, o economista Junyi Zhu e Etienne Pasteau, da Escola de Economia de Paris, escrevem que a herança é cerca de duas vezes e meia mais importante do que a renda para explicar as escolhas matrimoniais na maior economia da Europa.

Veja também

Na verdade, as preferências que eles descobriram não são necessariamente desenvolvidas de modo consciente. O que se observa é um sintoma da estratificação social -- o agrupamento de pessoas em diferentes classes da sociedade -- e a crescente importância da riqueza herdada para a renda anual na Alemanha. E isso não significa que o casamento se resuma a interesses financeiros.

"Uma visão tão cínica do casamento seria contrária à visão predominante de parceria, baseada principalmente no afeto mútuo", escrevem Zhu e Pasteau. "No entanto, não podemos excluir a priori a possibilidade de que os indivíduos levem essas informações em conta no mercado matrimonial".

Afinal, uma grande herança "pode elevar substancialmente o ponto de partida do padrão de vida de um casal". E algumas pessoas podem simplesmente ter "fortes preferências dinásticas".

O estudo constata que a situação na Alemanha é muito semelhante à da França. Isso ocorre apesar de a riqueza aristocrática na Alemanha ter diminuído significativamente desde a Segunda Guerra Mundial e de uma grande parte do país ter estado sob um regime comunista na segunda metade do século passado. E também apesar de a mobilidade social na Alemanha ser maior do que na França.

No entanto, nas últimas décadas houve um "ressurgimento da desigualdade de riqueza que pode ter renovado a importância da riqueza herdada nas escolhas matrimoniais", escrevem os pesquisadores.