Topo

Empresa se desculpa após vaga para candidato 'preferencialmente caucasiano'

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da BBC

01/05/2019 09h19

Anúncio foi flagrado em sites como LinkedIn por internauta e repostada no Twitter, onde causou grande repercussão.

Uma empresa de recrutamento nos Estados Unidos foi acusada de racismo após publicar um anúncio em busca de candidatos brancos para uma vaga.

A Cynet Systems divulgou que buscava um gerente de conta em vários sites, incluindo o LinkedIn e o Glassdoor.

Na descrição do trabalho, a empresa diz que o candidato ideal seria "preferencialmente caucasiano, com uma boa formação técnica, incluindo conhecimento de RPA (automação de processos robóticos)".

Uma imagem do anúncio viralizou ao ser postada no Twitter pela programadora Helena McCabe, da Flórida.

Diante da repercussão, a empresa pediu desculpas e o removeu dos sites.

Questionamentos e críticas

"Como você pode SEQUER pensar que está tudo bem (com esse anúncio)?", perguntou Helena no Twitter, marcando a empresa no post. "Eu não consigo acreditar que uma coisa dessas ainda existe", criticou outro internauta.

https://twitter.com/misshelenasue/status/1122022082404081670

Outros se disseram surpresos com a história, uma vez que os dois donos da empresa, Nikhil Budhiraja e Ashwani Mayur, são indianos-americanos.

O que a empresa disse?

Em um comunicado postado por Budhiraja e pela conta oficial da empresa no Twitter, a Cynet Systems diz ter cometido "um erro terrível" e que o recrutador envolvido iria passar por um retreinamento.

No entanto, após nova repercussão negativa, a empresa disse que a pessoa responsável foi demitida.

Ela também pediu desculpas pela "raiva e frustração" causadas pelo "anúncio ofensivo", afirmando que ele "não reflete os valores fundamentais de inclusão e igualdade" da empresa. "Consideramos o caso como 'experiência de aprendizado'".

Em nota enviada à BBC News, Mayur, um dos proprietários da companhia, ressaltou que a Cynet Systems segue o princípio de se recusar a trabalhar para clientes que discriminem com base em raça.

"E já começamos uma análise dos anúncios atuais e dos futuros para garantir que esse tipo de problema não volte a acontecer", disse ele.

Ele acrescentou que sua empresa tem dois proprietários indianos-americanos e uma força de trabalho composta em "mais de 60% por minorias".

Este anúncio de emprego que a agência fez é legal?

Alguns sugeriram que Helena McCabe, a internauta que chamou a atenção para o anúncio, o denunciasse à Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA, que é responsável por fazer cumprir as leis federais antidiscriminação.

De acordo com a Comissão, é "ilegal discriminar um candidato a emprego ou um empregado por causa de raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, idade (40 anos ou mais), deficiência ou informação genética".

Mas uma recrutadora que se identificou como Kandi, disse que, apesar dessa lei, tais práticas de contratação continuam corriqueiras.

"Se você soubesse (o quanto isso é comum)", escreveu ela em resposta ao anúncio. "Como recrutadora, eu posso dizer que nós recebemos demandas por esse tipo de 'perfil' o tempo todo."