Topo

Fofuras

Italiana funda casa de repouso para cachorros "órfãos" de seus donos

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

24/09/2018 14h48

Uma casa de repouso para cachorros, onde animais abandonados podem ser acompanhados serenamente até o fim de seus dias, foi aberta no início deste mês em Bracciano, no centro da Itália. A instituição se chama "Baffi d'argento" ("Bigodes de prata", em tradução livre) e começou com a história de um cão que ficara sozinho depois da morte do homem que havia tomado conta dele por vários anos. No canil, em uma região do sul da Itália, o cachorro era visto sempre triste e de canto, até que ele parou de comer e foi encontrado morto em uma manhã.

"Quando me ligaram, já era tarde. Então perguntei-me: o que acontece com os cães que ficam órfãos da pessoa com quem viveram por um longo tempo e que passam do conforto de casa para o canil?", questionou Daniela Salvi, etóloga apaixonada por cachorros e fundadora da Baffi d'argento. 

Veja também

"Existem pessoas que morrem e não têm filhos, ou têm filhos que se preocupam somente em repartir a herança, abandonando os cães sem pensar duas vezes", afirmou Salvi. Então a etóloga encontrou na casa de repouso uma resposta para mudar o destino de tantos animais. "Atualmente temos três cachorros, mas outros três estão para chegar. Nebbia, que estava velho e muito doente, morreu 15 dias depois de chegar aqui, mas valeu a pena tomar conta dele", disse.



A única exigência do local é que os cães não sejam agressivos e não criem problemas com os outros animais. Todos os cachorros são soltos nas manhãs para ficar no frescor das árvores ou mesmo para descansar. Clara Di Silvio, sócia de Salvi, se dedica à limpeza, ao café da manhã e ao cuidado dos animais. Os cães doentes fazem tratamento, desde soro a medicações, e em casos mais graves passam por intervenções na clínica veterinária que fica na frente da casa.   

Às 16h, os animais voltam para dentro, são penteados e "jantam" (são duas rações por dia), depois todos vão para o salão ver TV.   

"Escolhemos programas culturais, como documentários do National Geographic, Animal Planet ou Geo&Geo", conta Salvi.   

Para hospedar os cachorros, a regra é que quem tem mais paga mais. A Baffi d'argento prevê uma taxa de 150 euros, mas caso o responsável pelo cão não possa arcar com os custos, não tem problema. "Pegamos todos, e paga quem vem depois. Aceitamos também doações grandes e pequenas, como já temos recebido", afirmou a etóloga.   

"Alguns nos encorajam a seguir em frente. Eu não preciso ganhar dinheiro, não pagamos aluguel. Os custos são o salário da Clara e os cuidados com os animais", concluiu.

Fofuras