Topo

Craque do vôlei italiano é atacado por vacinar a filha

Ivan Zaytsev - AP Photo/Jeff Roberson
Ivan Zaytsev Imagem: AP Photo/Jeff Roberson

da ANSA, em Modena

05/07/2018 10h07

O jogador de vôlei Ivan Zaytsev, um dos principais nomes da modalidade na Itália, foi alvo de insultos no Facebook após postar que havia levado sua filha para se vacinar.

O atleta publicou na rede social uma imagem da pequena e uma legenda dizendo que ela agora está protegida contra a meningite bacteriana, doença que causa inflamação das membranas do cérebro e pode ser letal.

Veja também

Uma usuária comentou que Zaytsev, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016, devia se preocupar em jogar, "sem fazer publicidade para vacinas". Outros, no entanto, foram mais agressivos e até xingaram o jogador, que apagou alguns comentários.

Os movimentos antivacinas vêm ganhando cada vez mais força na Itália, provocando surtos de doenças já erradicadas até em países em desenvolvimento, como o sarampo. No ano passado, o governo de Paolo Gentiloni instituiu uma lei que obriga crianças em idade escolar a se vacinarem, mas a medida deve ser flexibilizada pelo seu sucessor, Giuseppe Conte.

Vacinação de crianças em debate no país

O governo da Itália apresentará uma medida que, na prática, esvaziará os efeitos de um projeto da gestão anterior que proíbe a entrada na escola de crianças que não estejam com a vacinação em dia.

A regra, aprovada durante o mandato do centro-esquerdista Paolo Gentiloni (2016-2018), foi duramente criticada pelo antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e pela ultranacionalista Liga, que agora governam o país.

A nova medida que o Ministério da Saúde apresentará nesta quinta-feira (5) não derruba a obrigatoriedade da vacinação para crianças, mas diz que, para conseguir a presença de seus filhos nas escolas, os pais poderão apresentar uma "autocertificação", ao invés do comprovante emitido pela Empresa Sanitária Local (ASL, na sigla em italiano), como previsto pela lei.

O prazo para os genitores entregarem esse certificado terminaria em 10 de julho. "Trata-se de uma significativa simplificação do ônus documental sobre os pais", declarou a ministra da Saúde Giulia Grillo, durante uma sabatina nesta quarta-feira (4) no Parlamento.

O "contrato de governo" entre M5S e Liga defende a vacinação, mas critica essa exigência para o acesso de crianças à educação.

No entanto, o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, secretário do partido ultranacionalista, disse recentemente que exigir 10 vacinas é "inútil e, em muitos casos, perigoso".

Com a crescente força dos movimentos antivacinas no país, o Ministério da Saúde deve promover uma campanha de informação sobre sua eficácia e sua importância para a prevenção.

Atualmente, as vacinas obrigatórias na Itália protegem contra poliomielite, difteria, tétano, hepatite B, coqueluche, sarampo, caxumba, varicela, rubéola e Haemophilus influenzae tipo b, que, entre outras coisas, causa meningites bacterianas.