Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Presidente filipino beija mulher em evento e gera polêmica

Rodrigo Duterte beijando mulher durante evento na Coreia do Sul - YouTube
Rodrigo Duterte beijando mulher durante evento na Coreia do Sul Imagem: YouTube

Da Universa

04/06/2018 14h57

Protagonista de declarações polêmicas, o presidente da Filipinas, Rodrigo Duterte, está novamente nas manchetes internacionais. O mandatário beijou, na boca, uma trabalhadora filipina durante um evento em Seul, na Coreia do Sul. Duterte estava em um evento voltado a filipinos que vivem na Coreia do Sul. No palco, ele convidou uma mulher, escolhida de modo aleatório, para presentar com um livro. Em seguida, o presidente deu um beijo da jovem, que pareceu constrangida com a situação.   

A cena foi recebida com bom-humor entre o público presente, mas gerou críticas de grupos de defesa dos direitos femininos. "Um nojento teatrinho de um presidente misógino", escreveu a ONG feminista filipina "Gabriela".   

Veja também

A senadora da oposição Risa Hontiveros, disse, por sua vez, que foi uma "exibição desprezível de sexismo e um grave abuso de autoridade", além de acusar o presidente de agir como um "rei feudal". As críticas também vieram de internautas nas redes sociais.   

A mulher que foi beijada por Duterte se chama Bea Kim, é casada e tem dois filhos. Ela disse que "não foi malícia" no gesto do presidente.