Topo

Presidente do Pulitzer renuncia após acusação de abuso

11/05/2018 17h09

O presidente do Prêmio Pulitzer, o escritor norte-americano Junot Díaz, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (11) após ser denunciado por agressão sexual por uma jovem. De acordo com a organização da premiação, Díaz será alvo de uma investigação independente, mas permanecerá fazendo parte do conselho.   

O escritor de 49 anos, nascido na República Dominicana, foi acusado pela jornalista Zinzi Clemmons de tentar beijá-la à força há seis anos, quando ela ainda era uma estudante na Universidade de Columbia.   

No início do mês passado, ele escreveu um artigo para tentar justificar o abuso, que, segundo Clemmons, não foi o único. Na publicação na revista "New Yorker", Díaz assume ter sido violentado quando era criança e afirma que é vital ensinar aos homens sobre o consentimento. "Eu assumo a responsabilidade por meu passado. Essa é a razão pela qual tomei a decisão de contar a verdade sobre meu estupro e suas consequências prejudiciais. Essa conversa é importante e deve continuar", disse.   

Díaz ainda afirmou que tem aprendido muito com as "histórias das mulheres nesse movimento cultural essencial e atrasado. Devemos continuar ensinando a todos os homens sobre o consentimento e os limites". Segundo o vencedor do Prêmio Pulitzer em 2008 pelo livro "A fantástica vida breve de Oscar Dao", a agressão lhe rendeu traumas durante toda a vida, como infidelidade, alcoolismo, insônia e depressão.   

O cargo será assumido temporariamente por Eugene Robinson, colunista do jornal "The Washington Post".