Topo

Russa é primeira mulher nomeada para dirigir sede da ONU em Genebra

Tatiana Valovaya - Reprodução/Facebook
Tatiana Valovaya Imagem: Reprodução/Facebook

31/05/2019 11h22

A ex-jornalista e diplomata russa Tatiana Valovaya, de 61 anos, foi nomeada para dirigir a sede da ONU em Genebra, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo - anunciou o Secretariado Geral das Nações Unidas.

Doutora em Economia, Tatiana sucede ao dinamarquês Michael Moller, que dirigia a sede europeia da ONU desde 2013.

Outros representantes russos ocuparam esse cargo entre 1993 e 2011, mas Valovaya é a primeira mulher designada para esta função.

Hoje, ela é responsável pelos Departamentos de Integração e Microeconomia na Comissão Econômica Euroasiática de Moscou. Começou sua carreira como jornalista na Gazeta Econômica, nos anos 1980, e depois trabalhou no corpo diplomático como terceira e segunda-secretária na Missão Permanente da Rússia na União Europeia, entre 1989 e 1994.

Na sequência, dirigiu o Departamento de Cooperação Internacional da Rússia até 2012, antes de integrar a Comissão Econômica Euroasiática.

Enquanto a Rússia segue aumentando sua influência na sede da ONU em Genebra, os Estados Unidos estão cada vez menos ativos.

Washington ainda não nomeou nenhum embaixador para a Missão americana na ONU, e os Estados Unidos se retiraram do Conselho dos Direitos Humanos. O órgão é considerado excessivamente "parcial" pelo presidente Donald Trump.