Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Vaticano relança revista feminina com nova redação

Remo Casilli/Reuters
Imagem: Remo Casilli/Reuters

Da AFP

30/04/2019 18h05

O periódico oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano, anunciou nesta terça-feira o lançamento da nova versão da revista feminina "Mulheres Igreja Mundo", interrompida após a saída em março de sua fundadora por pressões internas para silenciá-la.

O suplemento especializado sairá de novo em maio e será coordenado por Rita Pinci, ex-chefe de redação do jornal romano Il Messaggero.

A nova diretora agradeceu em uma nota o diretor do Osservatore Romano, Andrea Monda, pela "liberdade total" que lhe garantiu.

"A Igreja necessita a presença e a voz das mulheres", escreveu Pinci, que especificou que não é teóloga, nem historiadora, nem vaticanista.

"Sou jornalista e crente", disse.

O suplemento mensal foi fundado há sete anos com a aprovação do para Bento XVI, conta com edições em espanhol, francês e inglês e sob a direção da feminista Lucetta Scaraffia chegou a abordar temas delicados sobre a condição da mulher na Igreja.

A revista publicou muitos textos sobre espiritualidade e teologia, mas também denunciou a exploração das freiras por parte de bispos e cardeais, que as tratam como servas e não as remuneram pelo trabalho realizado.

Em fevereiro, a revista irritou a hierarquia da igreja ao publicar um informe sobre os abusos de freiras por parte de sacerdotes, que as obrigam a abortar ou criar sozinhas os filhos, depois de terem sido expulsas por sua comunidade.

O fenômeno foi denunciado depois pelo próprio papa Francisco, que reconheceu pela primeira vez os abusos cometidos contra as freiras por parte de sacerdotes.