Topo

Gay Games, jogos mundiais da diversidade, começam amanhã em Paris

Gay Games de Paris 2018 - Reprodução/Instagram/paris2018
Gay Games de Paris 2018 Imagem: Reprodução/Instagram/paris2018

Da AFP, em Paris

03/08/2018 13h56

A 10ª edição dos Gay Games, jogos mundiais da diversidade que acontecem pela primeira vez em Paris e vão reunir participantes de 90 países, começa neste sábado (4) e se estende ao longo de uma semana com competições esportivas e eventos culturais.

Criados em 1982 em San Francisco, os Gay Games são um evento militante, que tem como objetivo "desconstruir os estereótipos e lutar contra o ódio em relação às pessoas LGBT". É um encontro esportivo sem discriminação de origem, de orientação sexual, ou de qualquer outro tipo.

Veja também:

Seis anos antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mais de 10.000 participantes são esperados. Alguns são de países onde a homossexualidade é considerada ilegal, ou é reprimida.

Depois da inauguração do evento amanhã, que acontece às 9h locais (4h, em Brasília), começará às 10h a International Memorial Rainbow Run, corrida em nome das vítimas da aids e do câncer de mama, assim como da discriminação.

"É para se lembrar das pessoas que fizeram nossa história", disse o copresidente do evento, Manuel Picaud.

A cerimônia de abertura será às 19h locais, no estádio Jean Bouin, com uma parada de 10.000 atletas e uma apresentação sobre "se assumir" e sobre a "igualdade".

Competições esportivas em 36 modalidades serão realizadas durante a semana, em 67 pontos espalhados pela região parisiense e no porto do Havre (norte da França), este último para as provas de vela.

A edição 2018 termina com a festa de encerramento em 11 de agosto no átrio do Hôtel de Ville de Paris.