Topo

Holanda construirá as primeiras casas com impressoras 3D

Divulgação
Imagem: Divulgação

13/07/2018 12h03

Um novo projeto iniciado pela prefeitura da cidade holandesa de Eindhoven (sul) facilitará a criação de um complexo imobiliário composto por cinco casas feitas com a ajuda de impressoras 3D, uma das primeiras inovações deste tipo no mundo.

"É só o começo. Trata-se de uma tecnologia revolucionária, de uma nova forma de construir que será desenvolvida com o tempo", diz Rudy van Gurp, um dos encarregados do projeto "Milestone".

Veja também

Casas impressas em 3d - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação


A iniciativa foi possível graças a uma associação entre a prefeitura, a Universidade de Eindhoven e várias empresas construtoras.Embora esta técnica já exista no mundo, as casas projetadas com impressoras 3D não são em geral destinadas à moradia. Trata-se de algo inédito na Holanda, pois as casas deste novo complexo imobiliário serão alugadas.

Uma centena de inquilinos já mostraram interesse. O aluguel mensal será de entre 900 e 1.200 euros, o que corresponde aos preços médios de aluguéis na Holanda para as superfícies que terão.

O complexo estará composto por cinco casas de tamanhos diferentes, cuja construção será financiada por investidores privados. A primeira, com três quartos, estaria pronta por volta de junho de 2019.

Cada quarto requer entre seis meses e um ano de trabalho. O projeto total será concluído em até cinco anos. Uma das principais vantagens de utilizar a impressão em 3D é que esta possibilita imaginar um estilo muito livre. "Tudo é possível, podemos perfeitamente adaptar o desenho ao entorno", afirma Rudy van Gurp à AFP.

Mas a iniciativa também é motivada pelo problema da escassez crescente de artesãos na Holanda. "Daqui a alguns anos já não teremos tantos artesãos como pedreiros, por exemplo. Ao introduzir a robotização na indústria da construção, estaremos em condições de fazer casas mais abordáveis no futuro", considera Rudy van Gurp.

Embora esta técnica por enquanto seja mais cara que os métodos tradicionais, os preços baixarão à medida que a tecnologia das impressoras 3D avançar, ressaltou.

Além de serem modernas, as casas impressas em 3D apresentam vantagens para o meio ambiente, consideram as autoridades de Eindhoven.

"É mais duradoura do ponto de vista ecológico pois os materiais (em especial o concreto) podem ser reutilizados", indica Yasin Torunoglu, vice-prefeito da cidade. "E também é mais rápido que o método tradicional", acrescenta.

Na França, uma inovação similar foi alcançada há alguns dias. Uma casa desenhada em 3D pela Universidade de Nantes já é utilizada como habitação social.