Topo

Morre Carlo Benetton, um dos fundadores do grupo italiano de moda

Carlo Benetton - Reprodução/Instagram
Carlo Benetton Imagem: Reprodução/Instagram

10/07/2018 13h19

Carlo Benetton, o mais novo dos irmãos fundadores do famoso grupo de moda italiano que leva seu nome, morreu aos 74 anos em Treviso, norte da Itália.

O empresário morreu em sua residência em função de uma doença descoberta há seis meses, informou o grupo.

Junto com seus irmãos Luciano, Gilberto e Giuliana, participou da fundação da companhia em 1965, na localidade de Ponzano Veneto, nordeste da península, fabricando e comercializando tecidos e suéteres.

O império de Benetton cresceu nos anos 1980 graças às inovadoras camisas de lã de cores fortes, expandindo-se em todo mundo co lojas em cem países e abrindo fábricas em países de mão de obra muito barata.

A marca "United Colors of Benetton" foi protagonista também na década de 1990 de verdadeiros escândalos pelas chocantes campanhas publicitarias idealizadas pelo fotógrafo Oliviero Toscani a favor da integração racial e dos direitos humanos.

Os irmãos Benetton decidiram se aposentar em 2003 e deixar a administração de sua fortuna nas mãos de executivos.

O grupo fechou o ano de 2017 com uma perda de 180 milhões de euros, a maior de sua história, e por isso Luciano, de 82 anos, decidiu voltar à frente da companhia e mudar de estratégia para reconquistar seu clientes em todo o mundo.