Topo

As principais datas da vida de Winnie Mandela

Winnie Mandela - Getty Images
Winnie Mandela Imagem: Getty Images

02/04/2018 16h14

Indomável e carismática, Winnie Madikizela-Mandela, morreu aos 81 anos, nesta segunda-feira, 2. Ela tornou-se um importante rosto da luta anti-Apartheid ao assumir a bandeira de seu marido Nelson Mandela na prisão.

O percurso de Nomzamo Winifred Madikizela Zanyiwe, conhecida sob o nome de "Winnie", é indissociável do primeiro presidente negro da África do Sul, com quem foi casada por 38 anos, incluindo os 27 que ele esteve na cadeia.

A vida de Winnie

1936: Nascimento em 26 de setembro de Nomzamo Winifred Zanyiwe Madikizela, conhecida como Winnie, na província de Cabo Oriental (sul).

1955: Torna-se a primeira assistente social negra do país em um hospital de Soweto, município negro de Joanesburgo.

1958: Casa-se com Nelson Mandela.

1962: Fica sozinha com suas filhas depois da prisão do marido. Apesar das intimidações e passagens pela prisão, torna-se uma das figuras do Congresso Nacional Africano (ANC).

1986: Em seu discurso mais polêmico, ela pede pela libertação do país com fósforos, em referência à tortura do "colarinho" (pneu inflamado ao redor do pescoço).

1990: Libertação de Nelson Mandela após 27 anos de prisão.

1991: Considerada culpada de cumplicidade no sequestro de quatro jovens, um dos quais faleceu, por sua guarda, o "Mandela United Football Club" (MUFC).

1992: Acusada de corrupção e má administração, é demitida de sua liderança no ANC.

1994: Vice-ministra da Cultura no primeiro governo pós-apartheid. Demitida no ano seguinte por insubordinação, continua a exercer o cargo de deputada e de presidente da Liga das Mulheres.

1996: após quatro anos de separação, divorcia-se de Nelson Mandela.

1998: A Comissão da Verdade e Reconciliação (TRC) a declara "culpada política e moralmente de enormes violações dos direitos humanos" cometidas pelo MUFC.

2003: Condenada por fraude.