Topo

Horóscopo

Amor em dezembro: leia as previsões para o seu signo

Amor em dezembro - Unsplash
Amor em dezembro Imagem: Unsplash

Barbara Abramo

Da Universa

02/12/2018 00h00

Descubra como estará a sua vida amorosa e o seu relacionamento com a família em dezembro, de acordo com as previsões mensais de Barbara Abramo.

Veja também

Áries (21.03 a 20.04)

Tudo é festa em dezembro para você! Se você estiver namorando, noivando ou vivendo um relacionamento estável com alguém, pode esperar: dezembro será um mês repleto de oportunidades para você mostrar o amor que sente. E, claro, receber também várias demonstrações de afeto. Essa onda boa já começa no início do mês -- atenção entre os dias 8 a 15.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Se receber convite para uma festa (pode ser até uma confraternização do prédio) preste atenção: alguém muito interessante pode estar de olho em você. Se já está namorando, porém, saboreie esse período para curtir o seu amor, e faça isso quebrando a rotina. O efeito será maravilhoso e você colherá gratidão e paixão. Aproveite a Lua nova em Sagitário no dia 7 para surpreender o par. O fenômeno traz a promessa de uma viagem e de muito amor.

Com a Lua cheia em Câncer no dia 22, um dia após o Sol entrar em Capricórnio, começa a fase de se dedicar às relações familiares e íntimas. Há busca por aconchego e acolhimento, e os laços profundos de amor serão o esteio capaz de dar aquela garantia emocional a você. Daí até quase o fim do mês, dedique-se mais a atender sonhos e desejos da família. Isso também trará satisfação e alegria.

Touro (21.04 a 20.05)

No amor, você estará muito mais na dependência do parceiro do que o desejável. Se tem a sorte de ter um parceiro bacana, ótimo! Caso contrário, as coisas podem ficar penosas para você em alguns momentos do mês. Cuidado para não satisfazer a agenda de eventos de fim de ano do parceiro, deixando de lado a sua. Os astros não prometem grandes romantismos nem alegrias estonteantes para você neste mês, porém a vida social suprirá sua carência e necessidade de atenção em muitos momentos.

Como anda o relacionamento com seus amigos? Saiba que alguns deles estão esperando sua atenção, presença e mimos. A melhor época para ter uma convivência bacana e inspiradora com eles começa no dia 15. É quando a Lua muda de fase para crescente no signo de Peixes, dando início a uma curta e vibrante fase propícia a encontros sociais, paquera e troca emocional. Pode ter certeza de que uma pessoa no seu grupo de amizades terá papel reconfortante e apoiador a partir desta data. Para os que estão começando um relacionamento novo, essa fase lunar traz bons auspícios. Esse período do mês também traz a chance de namoro para quem estiver interessado.

A vida social é ponto forte do mês de dezembro. Prepare-se: a Lua cheia do dia 22, no signo de Câncer, promete muitas alegrias ao lado de amigos, irmãos, primos e pessoas mais íntimas. É também o momento mais adequado do mês para visitar aquele parente que não vê há tempos. Se der certo, você pode até fazer uma pequena viagem no final de semana para visitar alguém, quem sabe? Em geral, entre os dias 22 e 29, as relações mais íntimas estarão na berlinda. É o momento certo de colocar a limpo mágoas e desentendimentos, esclarecendo tudo que se tem direito. Você precisa de alimento emocional para sua alma e para sua mente e encontrará isso com essas pessoas.

Gêmeos (21.05 a 20.06)

Você seguirá seu parceiro aonde ele for. Se tem a sorte de uma companhia justa e agradável, comemore. Caso contrário, terá de ser duplamente flexível. Mas isso não é novidade nenhuma para você, já que essa tendência vem desde novembro. A concentração de planetas em Sagitário sinaliza que as relações determinam o que ocorre em sua vida atualmente. Essa tendência, inclusive, continua bem forte em dezembro. Por que isso ocorre? Sol, Júpiter e Lua nova em Sagitário dia 7 destacam a interferência enorme das pessoas na sua vida. Todas essas relações serão e já estão sendo dinamizadas intensamente. A novidade é que, a partir deste dia, você pode concentrar a sua atenção em cuidar, alimentar e se dedicar com mais intensidade, empenho, e fé ao relacionamento que traz alegria a você. Em matéria de amizades, vale a mesma dica. A tendência a depender ainda mais das pessoas se acentua após o dia 12, quando Mercúrio novamente transitará por Sagitário.

Dezembro será um mês de cobranças e ajustes nas relações com familiares e amigos. Prepare-se, pois será um momento em que a sua participação vai ser cobrada. Saturno costuma dar em troca o que a gente doou para o mundo e para as pessoas. Se você doou afeto, presença e cumpriu com suas responsabilidades, pode esperar que o troco virá na medida certa. Caso contrário, se você tem expectativas em relação a alguém e essa pessoa não comparece, talvez esteja apenas colhendo o que plantou.

Para terminar bem o ano de 2018, que tal acabar com aquelas paqueras que prometem e não comparecem? Tem gente que deixa você numa expectativa danada e depois nada acontece. O momento certo para peneirar tudo isso vem com a mudança lunar. Na minguante, começa a fase de cortar fora o que não serve mais. No caso, aquelas pessoas que estão sempre jogando com suas expectativas, sabe? Delete.

Câncer (21.06 a 21.07)

Mês de decisões amorosas sérias, dezembro traz romance, compromisso e diálogo para o casamento ou o namoro. Essa onda começa no dia 12 e segue até o fim do mês. Decisões de futuro, que temperam realismo com sensualidade, estão protegidas. Júpiter pode trazer pedidos de casamento e festas de noivado. Saturno, por sua vez, estará modulando tudo com a régua da realidade. Por isso, não espere do outro o que ele não pode dar. Muitas decisões poderão ser tomadas.

Um bom momento para você curtir a família acontece no final do ano. Pode ser até que você não tenha feito planos de passar o Réveillon com seus parentes, mas a sensibilidade que a Lua minguante em Libra traz, a partir do dia 29, abre seu coração para a convivência harmoniosa com os parentes. Você estará mais sensível e disposta a equilibrar os relacionamentos familiares. Será uma chance muito boa de fazer uma pequena festa ou marcar um encontro com parentes distantes. Isso trará alegria e descontração a todos. Assim você termina o ano de bem com todas aquelas pessoas com quem você convive intimamente. Entre as mais próximas, também inclua aqueles amigos íntimos que você já considera sua família.

Vênus em Escorpião por todo o mês de dezembro reforça ciúmes e um sentimento de posse com amigos, amores, familiares e filhos. Tome cuidado. Se possível, separe os assuntos: amigos, amigos, amores à parte. Esqueça a ideia de brindar com todos ao mesmo tempo, exceto no fim do ano. Se você quer sair com os amigos, deixe o seu amor de fora e vice-versa. Isso evitará dissabores e ciúmes.

Leão (22.07 a 22.08)

Altos e baixos no campo amoroso e nos relacionamentos não param de acontecer -- e isso não é de agora. A boa notícia é que a partir de março de 2019 tudo passará. Até lá, tente fluir, sem esperar muito de nada ou de ninguém. Se algo estava obscuro há um mês, em dezembro pode ser que você entenda o que não é dito por palavras. A falta de compromisso e as surpresas se multiplicam no terreno amoroso. Há excitação e descoberta, mas também inquietude e imprevisibilidade. Viva o momento e não se deixe contagiar por relações ciumentas e possessivas -- tendência forte dos últimos dias do mês.

Uma data para o amor acontecer? Desde que você não espere previsibilidade ou compromisso, será entre os dias 7 e 15. Nesse período a Lua nova em Sagitário vibra a favor de paixões, romances e paqueras. Pode contar com um encanto especial e certo charme difícil de traduzir, mas bastante efetivo. Se, por exemplo, você começar um relacionamento, mesmo que seja uma simples paquera por volta do dia 7, já sabe que a tendência é promissora. Fique ligado!

A Lua nova em Sagitário, no dia 7, promete alegrias e satisfação com os filhos. Então, se você tem filhos, pode ter certeza de que serão motivo de orgulho.

Vênus em Escorpião tinge as relações familiares com um mix um tanto indigesto de ciumeiras, controle e cobrança. Pode ser bacana no Natal, mas entre os dias 28 e 29 pode ser mais pesado. Vale fugir de cena, já que enfrentar de cara será mais delicado. Seja como for, conte com alguém que misture afeto e manipulação para que você faça o que ele quer, não o que o que você quer fazer.

Antes que o ano termine, justamente no dia 29, ocorre a Lua minguante em Libra. Para você, é a chance que faltava de colocar em pratos limpos alguma mágoa ou desentendimento com alguém importante. Já em ritmo de preparo para o novo ano, esclareça algo que pesa em seu coração. Um bom papo será mais efetivo nessa ocasião, iluminando e aliviando sua alma. Isso vale para os amigos, familiares e amores. Quanto aos amigos, a volta de um muito querido traz a promessa de trabalho ou atividade interessante após o dia 12.

Virgem (23.08 a 22.09)

O amor ronda sua vida com mais força a partir do dia 15. Para quem está começando um relacionamento e está empenhado em conquistar o amor de alguém, a Lua crescente em Peixes se reveste de natureza mágica, digna de um filme romântico. Para saborear ainda mais essa onda astral positiva, você, que nunca tira os pés do chão, terá seu momento de encontro emocional. Se você já tem um amor, será um período excelente para demonstrar em atos tudo o que sente.

Prepare pequenas surpresas agradáveis para impressionar bem a pessoa amada. Anote na sua agenda: entre os dias 15 e 22, os astros conspiram por sua felicidade amorosa. Você só precisa tomar cuidado com pessoas magnéticas ou manipuladoras entre 16 e 17; aí é bom evitar misturar dinheiro, poder e sexo na mesma receita. A excitação pode tomar conta de você e do seu parceiro na terceira semana do mês. O encontro de almas se faz mais perfeito e, sem dúvida, será um dos melhores momentos de dezembro para você abrir o seu coração e se sentir, ao mesmo tempo, amparado e bem acolhido, e também acolhedor com quem você ama.

A vida social se torna bem animada na terceira semana do mês. É quase certo que a sua agenda não vai dar conta de tantos encontros de amigo secreto ou brindes de final de ano entre amigos e família. É provável que você até faça confusão com tantas festas e convites. Para as amizades, um momento de pico é a cheia lunar do dia 22, em Capricórnio, fortalecendo amizades e trazendo também novos amigos. Se você aceitar os convites e conferir essas novas pessoas que estão surgindo na sua vida, descobrirá que algumas delas chegaram para ficar. Aproveite!

A vida em família é o ponto alto de dezembro. Com Sol, Mercúrio e Júpiter em Sagitário, há novidades, chegadas e partidas, e você unido com as pessoas, vibrando por cada vitória de cada membro. Poderá saber da chegada de um bebê ou de uma pessoa querida que vem de viagem. Seja como for, a família traz um sentido profundo para você neste fim de ano.

Libra (23.09 a 22.10)

Todo mundo diz que amor sem ciúmes não existe, mas você, bom libriano que é, sabe que as coisas não são bem assim. Relações justas e bonitas não têm lugar para cenas de ciúmes, especialmente aquelas que envergonham espíritos delicados como o seu. O fato é que o ciúme ronda sua vida afetiva nos primeiros dias do mês. Além disso, há promessa de compromisso de fidelidade, estabilidade e segurança amorosa. Um cenário de filme romântico é esperado de 21 a 23. Tudo muito lindo, mas ainda bem que Saturno não deixa você tirar os pés do chão.

O mês traz algumas pegadinhas emocionais e você deve tomar como um teste de paciência, um treino para lembrar melhor até onde pode ou deve ir com os amigos e familiares. Quanto menos se deixar envolver pelos dramas emocionais alheios, melhor. Ser solidário, companheiro e presente não tem a ver com ser manipulado. Pode ser difícil e é um desafio, mas se você conseguir desviar dessas tentações, será melhor. Basta confiar na paz de espírito de um ambiente amoroso e pacífico, com familiares ou parceiro.

Por falar em pegadinhas emocionais, com Vênus em Escorpião o ciúme estará poderoso no âmbito familiar, de sua parte ou dos outros. Um momento delicado? Nos dias 28 e 29, com Vênus e Plutão conjuntos em Capricórnio, representando o desenrolar de algum drama familiar. Mais uma vez, ser solidário e amoroso -- sem se deixar sucumbir por jogos de poder -- é a saída mais sábia e equilibrada.

Camaradagem e amizades inspiradoras são um presentinho extra de Júpiter para você em dezembro. Um desses amigos traz alguma notícia mais do que boa para você. Fique ligado na primeira quinzena.

Escorpião (23.10 a 21.11)

O romantismo e o amor recebem uma onda benéfica maravilhosa a partir do dia 15, quando ocorre a Lua crescente em Peixes, signo que governa a sua casa astrológica de amor, encanto, poder de atração e romance. O que isso quer dizer? Que se você começar um relacionamento com alguém, ou se já está se relacionando, as chances de um encontro de alma e satisfação emocional são maiores. A Lua crescente em Peixes é muito auspiciosa na área amorosa para você. Na mesma época, Vênus e Saturno se apoiam, aprofundando sentimentos. É quando a comunicação a dois sela mais ainda o vínculo entre você e seu par. Não economize palavras para esclarecer o quanto você valoriza seu amor.

Para quem está em busca de um amor, as oportunidades se multiplicam ao longo da segunda quinzena. Festas e encontros com amigos são os melhores locais para isso. Porém, bem no comecinho do mês, situações fora do comum podem trazer alguém que irá fazer o seu coração bater mais forte. Fique de olho entre os dias 6 e 8.

Boa notícia para as escorpianas que desejam ter filhos: dezembro é um mês de fertilidade e abertura para as novas mamães. As chances de engravidar aumentam na segunda quinzena.

Já a vida social não traz grandes novidades, exceto nos dias 20 e 21, quando o amor e a amizade podem somar pontos. Na época do Natal, incertezas e hesitações alheias podem magoar você. Em família, o clima pode não estar dos mais animados. Um ciclo termina, as pessoas estão menos dispostas a compartilhar, brindar e possivelmente pode haver distanciamento com parentes. No fundo, para você, é apenas a confirmação de algo pressentido há tempos.

Espere explicações esfarrapadas de amigos e familiares que não compareceram quando você estava com expectativa sobre eles. Durante o mês, haverá mais de uma ocasião em que essas explicações serão dadas, mas você estará diferente e, mesmo que aceite formalmente tais alegações, olhará para frente, deixando esse povo para trás junto com o ano de 2018.

Sagitário (22.11 a 21.12)

Você está olhando mais para si, saboreando conquistas e concretizações. Portanto, sobra pouco tempo para os outros. A não ser que faça um esforço consciente, tenderá a se distrair com seus próprios assuntos, deixando em segundo plano a pessoa amada. Sim, ela vai melindrar-se e não vai entender. Se você esquecer datas importantes, nem pense em usar o humor para tornar o clima mais leve -- o efeito será oposto.

Vênus avisa que atitudes dúbias com terceiros pegarão mal com seu parceiro no comecinho de dezembro. No decorrer do mês, mais atitudes de doação e amor ao próximo serão pedidas de você. Então, para ser feliz no amor, ajuste o controle do seu rádio e pegue as ondas do parceiro, doe-se mais e tenha mais modéstia e controle do tempo gasto consigo e com seus interesses.

Para os sagitarianos solteiros e desimpedidos, o melhor é permanecer assim em dezembro. Espere Vênus alcançar Sagitário em janeiro para curtir os efeitos que seu encanto provoca nas pessoas.

Família e assuntos ligados a ela ganham importância crescente a partir da segunda quinzena. Um bom período para reunir os familiares, comemorar as festas ou tomar uma decisão importante será entre os dias 15 e 17. Vênus e Saturno em ângulo favorável favorecem atribuições de responsabilidades e acordos duráveis.

Antes que o ano termine, algumas amizades poderão sumir do horizonte. Deixe que a vida siga seu curso natural. Preste atenção nisso antes do fim do ano. Um ou mais amigos podem se distanciar e provavelmente em nome de um relacionamento amoroso. Mais uma vez, lembre-se de que nem adianta discutir. As pessoas são o que são.

Capricórnio (22.12 a 20.01)

Diálogo e aproximação mental serão elementos importantes no amor para tornar a relação mais gostosa e fluida. Invista na boa comunicação -- se houver algum mal-entendido, esclareça tudo na segunda quinzena, a melhor do mês para o romance e o relacionamento.

A Lua cheia em Câncer, no dia 22, sinaliza compromisso e realismo, mas com uma devida dose de romance. Se você não está envolvido, pode ser que fique, sucumbindo à onda de aconchego e sonhos que chega com força total até o fim do ano. Apesar de tudo, Sol e Saturno privilegiam relações realistas e comprometidas. Porém, um pouco de sonho pode ter lugar. Sexo e intensidade encerram seu ano com forte aspecto entre Vênus e Plutão.

A melhor parte dos afetos deste mês fica com os amigos, alguns deles um tanto ciumentos e absorventes. Mas você sabe lidar com isso -- basta deixar seus limites bem claros. A fase divertida, e em alguns momentos bastante intensa, vem entre 16 e 23, ótimo período para estar com os amigos em vários momentos.

Em família, Marte anuncia hesitações e algo vago no ar. Parece que nada se acerta; pelo contrário, a confusão pode reinar entre os dias 6 e 8, que serão complicados para decisões, reuniões e combinações de fim de ano. Espere tudo clarear um pouco a partir da segunda semana. Possivelmente você terá de pegar o leme e direcionar as coisas, para então, entre os dias 17 e 19, todos agradecerem. Mas cuidado: podem reclamar que você quer controlar tudo.

Aquário (21.01 a 19.02)

Novas amizades estão chegando no horizonte e, entre as antigas, algumas irão manter a sua tocha da esperança acesa. Com Sol, Júpiter e depois Mercúrio em Sagitário a partir do dia 12, o apoio dos amigos será essencial para você segurar a onda, dar risada e ser mais feliz até mesmo no relacionamento. Sem a camaradagem e a generosidade que há entre amigos, tudo vai ficar muito pequeno e desinteressante. Até uma amizade pode virar um amor, ou vice-versa, por volta da terceira semana. Você não vai achar nada ruim se isso acontecer. Anote o que vier a ocorrer nos dias próximos à Lua nova em Sagitário, no dia 7, serão importantes para sua vida amorosa e social.

No amor, você espera por camaradagem e terá de driblar os ciúmes do parceiro. Por vezes pode ser necessário dar explicações sobre seus sentimentos e comportamentos. Seja claro sobre liberdade pessoal, gosto por vida social, companheirismo e tolerância zero para joguinhos e manipulações. Assim estará limpando o terreno. Os dias 6, 7 e 8 são difíceis e podem trazer desencontros ou desentendimentos, mas daí em diante você tem tudo para se entender com seu amor. Programe viagens ou escapadas fora da rotina entre os dias 14 e 20, período mágico para se aproximar de seu querido. Esteja ligado também na volta de alguém de seu passado. Porém, certifique-se de que essa pessoa não está testando ou provando algo. É provável que vocês se afastem de uma vez.

No âmbito familiar, mudanças de última hora são esperadas a partir da segunda semana. Esteja pronto para dar o braço a torcer em uma questão familiar entre 16 e 18, e não bata o pé se o assunto não for urgente. Às vezes é melhor abrir mão de brigas por problemas menores e guardar o fôlego para os maiores. Evite a todo custo expor a sua vida familiar ou problemas íntimos -- a fofoca vai andar solta no comecinho de dezembro e, entre 24 e 25, ainda pode dar o que falar. Nas festas, arranjos mal explicados podem te magoar. Deixe claro qual é o seu limite.

Peixes (20.02 a 20.03)

A primeira semana pode ser um pouco confusa no amor. Sinais trocados e atitudes agressivas ou impositivas do parceiro tendem a confundir. Depois do dia 6, o diálogo poderá ajudar a esclarecer tudo de uma vez. Um conjunto de pessoas interessadas em você pode até mesmo atrapalhar o rumo das coisas e te distrair do principal, que é ir adiante e ocupar seu lugar no mundo. Pessoas do seu passado podem retornar na primeira quinzena com algumas atitudes que podem te  confundir -- resta a você observar e anotar o comportamento delas, não as palavras.

No amor, a melhor época começa mesmo a partir do dia 18. Você vai se entender bem melhor com seu parceiro a partir da entrada do Sol em Capricórnio, no dia 21, que promete um Natal de muito mais entrosamento.

Os piscianos desimpedidos terão duas datas poderosas para conhecer alguém: 21 e 22. Serão dois dos melhores dias do mês para encontrar alguém que pode trazer alegria e que te valorize como você merece. Invista! No dia 21, há um conjunto favorável de aspectos astrológicos. A Lua cheia em Câncer, também nesse dia, reforça seu lado romântico e receptivo, trazendo um encanto especial a você. Não se espante se um amigo mostrar mais do que camaradagem nesse período.

A vida social fica mais atraente e agitada a partir do dia 26. Planos de viagem ou festas com amigos e conhecidos serão inspiradores. Além disso, você também pode fazer novos amigos. Contudo, evite ceder a pressões entre os dias 28 e 30. Alguém pode tentar ir além do razoável.

Mercúrio coloca em primeiro plano os assuntos de família a partir da segunda semana. Acertos e acontecimentos bacanas e inspiradores estão reservados para os dias que vão de 19 a 22, ótimos para marcar encontros familiares, brindes e festas de fim de ano. Tome cuidado com promessas de familiares, pois pode haver muito estardalhaço e pouco resultado, deixando você bravo e decepcionado com a falta de compromisso de alguém. Tenha uma opção alternativa para não se chatear.

Horóscopo