Topo

Horóscopo

Maio de 2018: período de amadurecer escolhas, ideias e posicionamentos

Barbara Abramo

Do UOL, em São Paulo

01/05/2018 00h00

Revisões, recuperações, novas explicações para os fatos, um tempo pra amadurecer escolhas, ideias e posicionamentos: maio será um mês tranquilo, com Sol e Netuno em sintonia. Ótimo para as artes, as relações internacionais e para exercitarmos a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. É um momento de menos aspereza, fanatismo e ódio.

O clima ainda mais reflexivo chega com tudo na segunda semana, com a Lua minguante em Aquário no dia 7 de maio. A natureza racional e inventiva do signo traz mais distanciamento e desapego. Os dias 10 e 11 de maio serão poderosos para a economia e a política nacional, com direito a acontecimentos de forte impacto nestas áreas.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Apesar do tom menos inflamado da semana, entrevistas, declarações e comunicados oficiais poderão trazer abalos passageiros de 11 a 13 de maio. O período também é delicado para a aviação, já que problemas mecânicos podem criar desafios de alcance mundial.

Veja também

Os debates voltam a esquentar a partir de 16 de maio, quando Marte agita o Brasil com seu trânsito bianual em Aquário. A essa altura, a Lua nova em Touro e a entrada de Urano no mesmo signo trazem posições conservadoras fortalecidas, e alterações ou modernizações nas finanças.

Qual é a importância e o impacto de Urano?

Junto a Netuno e Plutão, este planeta está relacionado à coletividade. Os três se movem lentamente, indicando tendências culturais, científicas, políticas, religiosas e econômicas.

Urano leva cerca de oito anos para atravessar um signo. Em maio, ele inicia seu trajeto no signo de Touro, isto é, no signo das posses, do valor, da acumulação de dinheiro. Por isso, é provável que essa passagem traga medidas políticas nacionais e internacionais que rompam com a situação atual entre as economias mundiais.

Este será um processo lento, mas que terá o impacto da tecnologia no valor das transações financeiras. No Brasil, o primeiro efeito sentido será na área da educação formal, com a introdução de práticas, meios e técnicas nascidas das últimas invenções científicas. Urano irá retrogradar em setembro próximo, ou seja, ele retornará a Áries, mas entrará em Touro definitivamente em março de 2019.

O que significa? De maio até setembro, viveremos uma espécie de trailer – com muitos spoilers – do que vem vindo pela frente!

Mais acontecimentos importantes no céu

Voltando ao cenário astrológico brasileiro em maio: a segunda quinzena tem Vênus em Câncer a partir do dia 19; Sol em Gêmeos a partir do dia 20, e daí em diante o positivo e inspirador trígono entre o expansivo Júpiter e o artístico Netuno.

Vênus em Câncer promete algo de bom para os servidores públicos. É possível que haja alguma movimentação que também beneficiará as mulheres em termos de serviços e direitos garantidos pela Constituição. 

O Sol em Gêmeos destacará a criatividade brasileira, os movimentos migratórios, as lideranças de oposição e as figuras amadas pelo povo. Será um momento de agitação e união entre as forças políticas de oposição ao governo atual. 

Com Júpiter e Netuno em sintonia, as aspirações por transformação que levem a um mundo mais justo estarão mais fortes. Este aspecto – que vai de 20 a 30 de maio – dará destaque para as artes visuais, para o comércio eletrônico e o turismo internacional.

Empresas financeiras, principalmente estrangeiras, também terão sua oportunidade de expansão. A Lua crescente em Virgem, no dia 22, arremata esse cenário com um toque importante: preocupações bem concretas com a vida real, cotidiana, serão urgentes.

Até o final de maio, negociações se expandem, na política e na economia. Os arranjos políticos irão se desenvolver, assim como negociações bem práticas que envolvem mercados e nichos de poder. Mercúrio, Plutão e Júpiter e Netuno apontam delicadas articulações políticas nos bastidores. Algumas virão a público, sempre mostrando bem pouco da verdade.

É a Lua cheia em Sagitário, no dia 29, que encerra o mês em clima de polarização e debate novamente, algo que foi intensamente vivido nos meses anteriores. Novos fatos, revelações e mais acordos entram em cena, com Mercúrio em Gêmeos a partir do mesmo dia, fazendo despontar alguém mais jovem; um articulador inteligente que poderá costurar alianças importantes daí em diante. De tédio, não morreremos.

Horóscopo