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Riachuelo abre as portas da fábrica de Natal, na primeira websérie da marca

23/04/2019 12h39

Ação reforça a atuação transparente da empresa e o novo posicionamento em mostrar o jeito da companhia de pensar e de fazer cada peça

Na Semana Fashion Revolution, movimento mundial organizado para valorizar a moda sustentável, incentivar a transparência na cadeia produtiva e promover a conscientização sobre o consumo, e que acontece entre 22 e 26 de abril, a Riachuelo lança sua primeira websérie: "Entre Costuras".

A ação reforça o pilar de transparência da marca, que esteve presente no Índice de Transparência Moda Brasil, do Fashion Revolution, em parceria com o FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas), realizado em 2018. O relatório avaliou como varejistas de moda estão comunicando o público sobre suas cadeias produtivas e, assim, incentivando uma maior consciência e prestação de contas em relação aos impactos socioambientais do setor. A Riachuelo esteve entre as sete primeiras colocadas do país e entre as empresas que encabeçam as iniciativas do mercado nacional.

Entendendo que ainda existe muito mais a ser feito, a Riachuelo tem desenvolvido projetos voltados para garantir cada vez mais transparência e para facilitar o acesso à moda, para todos. A começar pela websérie, que segundo a gerente de marketing, Marcella Kanner, revela mais do que alguns processos da empresa, mas grandes histórias por trás de cada peça.

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Entendemos o nosso compromisso social e acreditamos no poder transformador da moda na vida das pessoas. Desde os clientes que expressam sua individualidade por meio das coleções até as histórias de conquistas dos colaboradores por trás de cada roupa que é feita. Costumo dizer que - somos a soma de muitas vozes - e é exatamente isso que queremos mostrar com esta série", declara.

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Nesta primeira temporada, os vídeos foram gravados no parque fabril localizado em Natal, e é composta por quatro episódios, que serão lançados nos dias 23 e 29 de abril, no Youtube e redes da marca. Em todas as filmagens, quem guia as narrativas é a influenciadora Thaynara OG, escolhida pela marca pela relação antiga que possui com a empresa, por também ser nordestina, e pelo jeito espontâneo de levar as conversas. Sem muito spoiler, abaixo segue a sinopse de cada um:

Episódio 1: Gerações

O primeiro episódio traz o processo de como uma ideia se transforma em uma peça e as gerações de colaboradores responsáveis por cada etapa e suas conquistas.

Episódio 2: Diversidade

Neste momento o foco são as vidas transformadas pela geração de emprego. Atualmente, são mais de 40 mil colaboradores que juntos fazem a Riachuelo. Entre as histórias, a Bya, colaboradora transgênera que trabalha na empresa há três anos e foi uma das primeiras a adquirir o crachá da empresa com o seu nome social.

Episódio 3: Personalização

Um dos momentos de grande curiosidade são os processos de customização das peças, que expressam o jeito e personalidade de cada um dos nossos clientes. Alguns feitos por máquinas e muitos feitos um a um, e por trás dessas mãos que preparam peça a peça que o terceiro episódio se forma.

Episódio 4: Gestão

Hoje, 70% do quadro de colaboradores da Riachuelo é composto por mulheres, destas, 68% ocupam cargos de liderança, este episódio traz uma dessas histórias, da Anny, gerente de uma das fábricas. E ainda traz uma conversa com Nevaldo Rocha, fundador do grupo e quem, há mais de 70 anos, deu início a esta história de transformação.

Visita à fábrica
Mais do que os vídeos, a Riachuelo, na Semana Fashion Revolution 2019, irá receber nos dias 23 e 24 de abril, estudantes, influenciadores e jornalistas, para visitar a fábrica, em Natal, e ver presencialmente os processos, além de conversar com os colaboradores.

Moda Consciente

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Outra atitude da Riachuelo nesta frente é o movimento "Moda Consciente" que envolve todas as questões da empresa voltadas para sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade. A empresa se preocupa e se dedica em oferecer cada vez mais melhores práticas e serviços para clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade, para que o exercício de ser livre, feliz e o que cada um é por essência e natureza seja assegurado e faça a diferença.

Com isso, a empresa conta com um comitê formado por profissionais de diversas áreas, e possui um planejamento estratégico dedicado a estas frentes de atuação, que garantem a implementação, acompanhamento e evolução dos processos da marca.

Sobre Grupo Guararapes

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O Grupo Guararapes, controlador das Lojas Riachuelo, teve início em 1947, na venda de tecidos para o comércio local, no Nordeste. Desde 1970 atua com capital aberto, em regime acionário e em 1979, expandiu sua atuação para o varejo têxtil.

Hoje, o grupo representa a maior confecção de vestuário da América Latina, com duas fábricas próprias em Natal (RN) e Fortaleza (CE), detém o maior parque fabril de confecção da América Latina e emprega mais de 40 mil pessoas.

O Grupo também é proprietário do Shopping Midway em Natal (RN), da Midway Financeira, da Transportadora Casa Verde, três Centros de Distribuição e dois Teatros Riachuelo.

Este é um conteúdo de autoria de RIACHUELO e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.