Mês do Orgulho LGBTQ+

Conheça e aprenda o vogue, a dança nascida no movimento LGBTQ+

Por Jacqueline Elise

O que é vogue?

Vogue, ou voguing, é uma dança surgida nos anos 1960, popularizada vinte anos depois, e que imita poses de modelos nas revistas de moda. O nome veio, justamente, da revista "Vogue". Os dançarinos se chamam de voguers.
Reprodução

Como surgiu?

Vogue nasceu na cena drag americana. Pessoas LGBTQ+ negras e latinas não tinham visibilidade nos concursos de drag. Por isso, Crystal LaBeija, em 1977, juntou o público renegado desses campeonatos em Nova York e criou o que ficou conhecida como a primeira "casa" de voguers.
Reprodução

As houses

As casas ou houses abrigavam, literalmente, os dançarinos, que, na época, eram expulsos de casas ou muito pobres. Hoje, quase todos os países têm houses. A que foi criada por LaBeija existe até hoje.
Divulgação

Ballroom

Balls, ou Ballrooms, são bailes em que as houses competem nas chamadas "batalhas". A dança voguer tem como base o exagero de movimentos feitos por modelos. Nas batalhas, os dançarinos são avaliados pela coreografia, mas também em categorias que levam em consideração corpos, rostos e desfiles mais bonitos.
Divulgação

Madonna popularizou o vogue

Madonna foi apresentada ao vogue por José Xtravaganza, membro de uma das casas mais célebres dos EUA, a House of Xtravaganza. Em 1990, ela fez uma homenagem à cena com a música "Vogue", um de seus maiores sucessos até hoje, e a dança chegou ao mainstream.
Reprodução

A expansão da cultura voguer

A raiz do vogue é intrinsicamente ligada ao movimento LGBTQ+, mas, especialmente depois de Madonna, a dança foi abraçada por pessoas de vários gêneros, virou documentário, "Paris is Burning" (que levou o prêmio do Grande Júri no Festival de Sundance, em 1991) e até série, "Pose", que está no canal FX, e retrata a vida de jovens LGBTQ+ em NY, nos anos 1980.
Divulgação
Veja cinco movimentos básicos do vogue -- e um bônus -- com Luana e Bibi Emunah, dançarinas da Kiki House of Emunah, de São Paulo.
Estúdio Rebimboca
O elemento mais tradicional do vogue é o andar rebolado, de forma exagerada, como se estivesse em uma passarela.
Estúdio Rebimboca
Como o nome diz, é o "andar de pato".
Estúdio Rebimboca
"Cair dramaticamente" é outro elemento de vogue.
Estúdio Rebimboca
Sim, arraste-se no chão, meio "Flashdance".
Estúdio Rebimboca
Boa parte da dança foca no movimento com as mãos. Aqui, Bibi desenha delicadamente o número 8 e finaliza pelos braços.
Estúdio Rebimboca
Bônus: Sabe o bate cabelo?
Estúdio Rebimboca
Publicado em 14 de junho de 2019.
Reportagem: Jacqueline Elise

Edição: Juliana Linhares

Fontes: Luana Emunah e Bibi Emunah, dançarinas da Kiki House of Emunah

Fotos: Lucas Lima

Ilustrações: Estúdio Rebimboca

Direção de arte: Gisele Pungan